Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Sítio Novo é uma publicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO.

A revista tem por objetivo a difusão e a divulgação de resultados de estudos e pesquisas científicas desenvolvidas no IFTO, bem como a divulgação de pesquisas realizadas por autores ou grupos nacionais e internacionais.

A revista divulga trabalhos inéditos que abordem temas relevantes nas diversas áreas do conhecimento, preferencialmente pertinentes ao desenvolvimento científico e tecnológico do país.

As publicações científicas terão periodicidade semestral e serão compostas por editorial e trabalhos científicos, que  serão aceitos nas modalidades:

 Artigo científico – material fundamentado em uma hipótese científica original e ainda não esclarecida, que é validada ou não por meio de experimentação ou modelos teóricos, fundamentados no método científico consagrado, com adequado planejamento estatístico e discussão com argumentação científica.

Nota Técnica – material que descreve uma técnica, um aparelho, uma nova espécie, ou observações e levantamentos de dados limitados a experimentos não repetíveis ou outras situações únicas. É, em geral, mais curta que o artigo científico, não precisando obedecer à estrutura clássica, mas deve obedecer ao mesmo rigor científico do Artigo Científico e tem o mesmo valor como publicação.

O recebimento dos trabalhos acontece em fluxo contínuo, unicamente submetidos pela internet através do portal da revista.

Serão aceitos artigos em português, inglês e espanhol com a finalidade de divulgar as investigações de pesquisas realizadas por autores ou grupos nacionais e internacionais.

A  revista  tem  caráter  multidisciplinar,  podendo,  de  acordo  com  a  demanda  de trabalhos, publicar números temáticos, sendo o(s) tema(s) previamente divulgado(s).

Demais informações sobre a revista podem ser verificadas por meio de seu regulamento disponível na seção Normas e nos modelos de templates disponívies na página.

 

Políticas de Seção

Expediente e Sumário

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigo Científico

Artigo científico – material fundamentado em uma hipótese científica original e ainda não esclarecida, que é validada ou não por meio de experimentação ou modelos teóricos, e fundamentados no método científico consagrado, com adequado planejamento estatístico e discussão com argumentação científica.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nota Técnica

Nota Técnica – material que descreve uma técnica, um aparelho, uma nova espécie, ou observações e levantamentos de dados limitados a experimentos não repetíveis ou outras situações únicas. É, em geral, mais curta que o artigo científico, não precisando obedecer à estrutura clássica, mas deve obedecer ao mesmo rigor científico do Artigo Científico e tem o mesmo valor como publicação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O material submetido à publicação é, inicialmente, analisado pelo Conselho Editorial da Revista Sítio Novo, com auxílio do Editor-Chefe e do Editor-Assistente, quanto à adequação dos textos às normas de publicação e outros procedimentos pertinentes ao processo de análise e aprovação dos trabalhos, de acordo com as diretrizes do autor, dispostas nos modelos de templates disponíveis na página. Se for julgado adequado, o material é encaminhado a revisores especialistas da área, sem identificação do autor, que compõem o Comitê Editorial Científico, que é o conjunto pareceristas especialistas com a titulação de doutor ou reconhecido    saber    em    área    específica.

Os membros do Comitê Editorial Científico são indicados pelo Conselho Editorial da Revista Sítio Novo.

 Excepcionalmente nos casos em que o Comitê Editorial Científico não cumprir o prazo determinado pelo Conselho Editorial, poderão ser convidados pareceristas ad hoc, com titulação mínima de mestre, para análise de artigos e notas técnicas submetidas à revista.

O Conselho Editorial tomará cuidado para que os pareceristas de cada artigo sejam, preferencialmente, de instituições distintas daquela de origem dos autores.

Os trabalhos enviados pelos autores para publicação na Revista Sítio Novo serão encaminhados pelo Conselho Editorial aos pareceristas no prazo máximo de 60 dias, a contar do recebimento.

Os pareceristas terão prazo máximo de 21 dias para avaliar o trabalho. Passado este prazo, os membros do Conselho Editorial ficam livres para substituir o parecerista. 

Com base nos pareceres de pelo menos 2 (dois) pareceristas e sua própria análise, o Conselho Editorial recomenda o aceite ou a rejeição do material.

Os trabalhos rejeitados serão devolvidos aos autores. Não serão aceitos pedidos de reconsideração de pareceres não favorável à publicação, nem a solicitação de avaliação por outros pareceristas.

Outras informações relativas à submissão e à publicação de artigos e notas técnicas estão contidas nas Diretrizes para Autor, disponíveis na página da revista, por meio dos modelos de templates.

 

Periodicidade

Revista  Sítio  Novo  dispõe  de  um  sistema  de  submissão  online,  que  pode  ser acessado através do registro de login e senha.

As publicações científicas têm periodicidade semestral e são compostas por editorial e trabalhos científicos, que  serão aceitos nas modalidades: Artigo científico e Nota Técnica.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...