As contribuições da escrita dos relatórios de estágio na formação de professores de artes

Leide Lene Santos Silva

Resumo


A presente investigação tem por objetivo descrever as contribuições da escrita de seis excertos selecionados de relatórios de estágio supervisionado de professores em formação inicial da licenciatura em Artes Cênicas do Campus Gurupi, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Tocantins. Para esse propósito, adotamos a abordagem de pesquisa qualitativa de natureza documental. Situamo-nos na perspectiva transdisciplinar da linguística aplicada, campo de investigação da linguagem nas diversas formas de interação humana. Como aporte teórico-metodológico, ancoramo-nos na teoria da linguística sistêmica funcional com ênfase na metafunção ideacional, a fim de retratar as experiências e reflexões vivenciadas pelo professor em formação inicial na escola-campo.

Termos para indexação: Estágio supervisionado, professor em formação inicial, relatórios de estágio.


Texto completo:

PDF

Referências


BUENO, Luzia. A construção de representações sobre o trabalho docente: o papel do estágio. São Paulo: FAPESP, EDUC, 2009.

CUNHA, M. A. F.; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. São Paulo: Cortez, 2011.

FIAD, Raquel Salek. Algumas considerações sobre os letramentos acadêmicos no contexto brasileiro. Pensares em Revista, São Gonçalo, RJ, n. 6, pág. 23-34, jan./jun. 2015.

FREIRE, Paulo (1921-1997) Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 23ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas, Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa, 2010.

FUZER, C.; CRUZ, L. S. Representações para vítimas, familiares e Poder Público na tragédia da boate Kiss sob a perspectiva Sistêmico-funcional. Signótica, Goiânia, v. 27 n. 2, p. 461-484, jul./dez. 2015.

FUZER, C.; GERHARDT, C. Carine; WEBER, S. Etapas e fases da narrativa em O Pequeno Polegar: analise de etapas na perspectiva sistêmica. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 52, p. 162-181, dez. 2016.

GOUVEIA, Carlos. Texto e gramática: uma introdução à linguística sistémico-funcional. Matraga, Rio de Janeiro, v. 16, n. 24, p. 13-47, jan./jun. 2009.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An introduction to functional grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.

__________. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.

HALLIDAY, M.A.K. Part A. In: HALLIDAY, M. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

HALLIDAY, M.A.K; MATHIESSEN, C.M.I.M. Introducion to functional gramar. 3. ed. London: Arnold, 2004.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Organização Didático e Pedagógica. Palmas, 2013. 89 p.

____________. Projeto Político de Curso da licenciatura em Artes Cênicas. Gurupi, 2017. 187 p.

PIMENTA, S. G; LIMA, M.S.L. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, Simone Bueno Borges. Os parâmetros curriculares nacionais e a formação do professor: quais as contribuições possíveis? In: KLEIMAN, A (org.). A formação do professor: Perspectivas da linguística aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 2001.

SILVA, W. R; PEREIRA, B. G. Letramento acadêmico no estágio supervisionado da licenciatura. Raído, Dourados, MS, v. 7, n. 13, p. 37-60, jan./jun. 2013.

SILVA, W. R.; MELO, L. C. Relatório de estágio supervisionado como gênero discursivo mediador da formação do professor de língua materna. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, Unicamp/IEL, v. 47, n. 1, p. 131 -149, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts