As tendências pedagógicas no contexto da organização, da gestão e do planejamento escolar

Cleonice de Oliveira Ramos, Cícero Italiano Sobrinho

Resumo


Uma análise crítica da implementação das tendências pedagógicas no contexto educacional brasileiro mostra que as escolas têm como tarefas a educação e o ensino e aprendizagem dos alunos em relação a conhecimentos, procedimentos, valores e tarefas que se cumprem pelas atividades pedagógicas, curriculares e docentes. Os meios e as condições de consecução desse propósito são assegurados pelas formas de organização escolar e de gestão ao agir de forma interdependente e relacional pois, de modo geral, as diferentes concepções pedagógicas têm como pressuposto que as escolas são instituições sociais que, para cumprirem seus objetivos, necessitam de condições e meios de funcionamento, apesar de haver divergência quanto à escolha e à operacionalização desses meios. Neste artigo, são apresentados elementos para um exame crítico das concepções de organização e gestão escolar no Brasil. Busca-se compreender como se dá a Organização, a Gestão e o Planejamento no âmbito escolar e a relação entre as mudanças políticas e o desenvolvimento dessas concepções em relação às funções e objetivos da escola e à adoção de práticas de organização e gestão. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de pesquisas já realizadas. O estudo constatou que a organização e a gestão escolar têm avançado em nosso país, contudo, ainda há muito a ser feito, pois faltam condições adequadas para que a conjunção dos elementos pedagógicos convirjam para uma real significação do fazer pedagógico. Por esses motivos, o artigo termina com a apresentação de conclusões parciais e com o levantamento da discussão de dilemas sociopedagógicos implicados nos estudos da escola em nossos dias.
Termos para indexação: Gestão escolar, planejamento escolar, concepções pedagógicas, organização escolar.
 

Texto completo:

PDF

Referências


ESCUDERO, Juan M.; González, María T. professores y escuela: hacia reconversión de los centros y la función docente? Madrid: Ediciones Pedagógicas, 1994.

GADOTTI, M. e ROMÃO, J. E. (orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 7 edição. 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: Políticas, estrutura e organização / José Carlos LIBÂNEO, João Ferreira de Oliveira, Mirza Seabra Toschi – 10ª. Ed. – São Paulo: Editora Cortez,– (Coleção Docência em Formação / Coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta). 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6ª ed., Revista e Ampliada. Editora Heccus. 2013.

LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa. São Paulo: Editora Cortez. 4ª Edição. 2011.

LÜCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4 ed.- Petrópolis - série Caderno de Gestão; 4 - RJ:Vozes, 2010.

LUCKESI, C. C. Planejamento e Avaliação escolar: articulação e necessária determinação ideológica. IN: O diretor articulador do projeto da escola. Borges, Silva Abel. São Paulo, 1992.

MENEGOLLA & Sant’ANNA, I.M. 2001. Por que planejar? : Currículo-Área-Aula. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Cortez Editora. 2017.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados. 4ª ed., 2013a.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas (SP): Autores Associados, 19ª. ed., 2013b.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Autores Associados. 2018.

VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e projeto Politico Pedagógico. 9 ed. São Paulo: Libertad. 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

   GoogleScholar         BASE - Bielefeld Academich Search Engine