Bananas apresentadas em dedos e buquês: qualidade e preferência do consumidor

Ariane Castricini, Polyanna Mara de Oliveira, Maristella Martineli, Rosires Deliza, Maria Geralda Vilela Rodrigues

Resumo


No Brasil é comum a comercialização de bananas em penca, contribuindo com as perdas pós-colheita. No entanto, buquês reduzidos e dedos individuais podem ser alternativos, desde que a qualidade e a aceitação pelo consumidor não sejam comprometidas. Objetivou-se avaliar a influência da forma de apresentação (dedos e buquês) e do genótipo de banana (BRS Princesa e Grande Naine) na qualidade dos frutos e na preferência do consumidor. A qualidade de bananas Grande Naine e BRS Princesa foi avaliada durante dez dias após a colheita (dac). As três formas de apresentação, no ponto de colheita, dedos, buquê de três (b3) ou seis frutos (b6) e a aparência dos genótipos apresentados em penca, foram avaliadas por 110 consumidores de banana em relação à aceitação e à intenção de compra. Bananas BRS Princesa e Grande Naine apresentadas em b6 tiveram menor atividade respiratória a partir do sexto e do quarto dia após a colheita, respectivamente. A mesma apresentação proporcionou menor perda de massa fresca para BRS Princesa, e Grande Naine aumentou independente da forma de apresentação. Os consumidores gostaram da aparência de bananas Grande Naine e BRS Princesa em penca, indicando que comprariam tais frutos. Para os frutos pequenos, como de BRS Princesa os consumidores declararam maior intenção de compra para as formas b3 e b6. Entretanto, os consumidores comprariam bananas maiores, como são as Grande Naine, independente da forma de apresentação. A qualidade e os aspectos sensoriais são distintos em função da forma de apresentação da banana Grande Naine e BRS Princesa.

Palavras-chave: Análise sensorial. Formas de apresentação. Musa sp. Pós-colheita. Qualidade.


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