Estágio supervisionado: desafios no curso de licenciatura em Computação do Campus Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins

Rosangela Sousa Matos, Lucivan Augusto da Silva

Resumo


O presente artigo é fruto da pesquisa que discorre sobre a importância da formação docente no estágio supervisionado, ou seja, apresenta os desafios encontrados por acadêmicos no decorrer do estágio. Tais desafios foram investigados no curso de licenciatura em Computação, ofertado no Campus Porto Nacional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Foi definido para o desenvolvimento do referencial o objetivo de investigar os desafios enfrentados pelos acadêmicos no estágio, para melhor compreender a visão deles sobre essa temática. A pesquisa, portanto, é de cunho qualitativo, mediante aplicação de questionário, com perguntas semiestruturadas. O público-alvo definido foram acadêmicos matriculados na disciplina de estágio supervisionado, etapa obrigatória do curso. Os resultados foram obtidos a partir dos gráficos, os quais foram analisados criticamente, tendo indicado que existem dificuldades que afetam o rendimento das atividades desenvolvidas no estágio. Indica ainda que o estágio supervisionado deve ser valorizado, pois é uma das etapas de maior importância para a formação docente, que requer atenção das instituições de ensino e, consequentemente, dos docentes que ministram a disciplina. Portanto, esta pesquisa é de grande relevância e ainda carece de mais estudos para a compreensão da temática, porque permitiu conhecer melhor a realidade dos estagiários nas escolas e permitiu aperfeiçoar competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação do processo de formação docente.

Palavras-chave: Acadêmicos. Desafios. Docência. Estágio supervisionado.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2015.

BRASIL. Lei n.º 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PICONEZ, S. et. al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Pesquisa em Educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts