Gestão documental na Reitoria do IFTO: Da elaboração à guarda de documentos no Gabinete do Reitor

Marcos Vinicius Guimarães, Quenízia Vieira Lopes

Resumo


Este trabalho diagnosticou como é realizada a gestão documental no Gabinete do Reitor do IFTO, bem como demonstrou o funcionamento do gerenciamento da documentação. Foi feita a análise do documento desde a sua produção ao armazenamento no Gabinete do Reitor do IFTO. A pesquisa tomou como base fontes bibliográficas, demostrando a importância da gestão documental, que é uma atividade fundamental para toda organização pública ou privada. Utilizaram-se como instrumentos de pesquisa: questionário, entrevista semiestruturada, visita in loco e registro fotográfico. O resultado alcançado a partir do diagnóstico revela que há condições de melhorias no processo de gestão documental. Embora o arquivo atenda os usuários de maneira eficiente e satisfatória, há uma necessidade de aperfeiçoamento na prática para o melhor desenvolvimento das atividades dos servidores, bem como a contratação de um funcionário público para o cargo de arquivista.

Palavras-chave: Gestão documental. Arquivo. Gabinete do Reitor. IFTO.


Texto completo:

PDF

Referências


ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2015.

ARQUIVO NACIONAL. Considerações do Arquivo Nacional, órgão central do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivo – Siga, da Administração Pública Federal acerca do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/images/conteudo/artigos/SEI_analise_AN.pdf. Acesso: 5 ago. 2018.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Conselho Nacional de Arquivos: classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública/Arquivo Nacional. Rio de janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

BERNARDES, Ieda Pimenta; DELATORRE, Hilda. Gestão Documental Aplicada, 2008. Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/assets/publicacao/anexo/gestao_documental_aplicada.pdf. Acesso: 28 jan. 2018.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). E-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos / Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos 1.1 versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011.

CRISTINA, Michele. SEI – Sistema Eletrônico de Informações. Disponível em: https://softwarepublico.gov.br/social/sei/manuais/manual-do-protocolo-e-arquivo/apresentacao. Acesso: 7 jun. 2018.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Tradução de Bernadette Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 2000.

DICIONÁRIO DE TERMINOLOGIA ARQUIVISTICA. São Paulo: associação dos Arquivistas Brasileiros/Núcleo Regional de São Paulo: Secretaria de estado da Cultura, 1996.

GARCIA, Olga Maria C. A aplicação da arquivística integrada, considerando os desdobramentos do processo a partir da classificação. 2000. 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração) Centro Sócio-Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

INSTITUTO CHICO MENDES. Manual de gestão documental, 2010. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/manualdegestaodocumental.pdf. Acesso: 28 jan. 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Apresentação do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Disponível em: http://www.ifto.edu.br/portal/layout.php?pagina=page/apresentacao.php. Acesso: 8 fev. 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2015 – 2019). Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/pdi/plano-de-desenvolvimento-institucional-2015-2019.pdf/view. Acesso: 7 jun. 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. 2011. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto_cms/docs/arquivos/110620131043RegimentoGeraldoIFTO.PDF. Acesso: 8 fev. 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (VIGENTE). Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto_cms/docs/arquivos/110620131043RegimentoGeraldoIFTO.PDF. Acesso: 8 fev. 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Resolução Consup n° 42/2014, de 19 de novembro de 2014. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/pdi/resolucao-consup-42-2014.pdf/view. Acesso: 7 jun. 2018.

LOPES, Quenízia Vieira; ALENCAR, Lidiane das Graças Bernardo; MELLO, Marco Aurélio Pereira. Guia de Documentos Institucionais. Palmas: EDITORA IFTO, 2017.

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed.ver. ampl. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

VIEIRA, Sebastiana Batista. Técnicas de Arquivo e Controle de Documentos. Rio de Janeiro: Temas & Idéias Editora, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts