Gestão sustentável: manejo e destinação de resíduos sólidos orgânicos de um restaurante universitário no Vale do Rio dos Sinos – RS

Márcia Regina Marques Amado da Silva, Davenilcio Luiz Souza

Resumo


O presente artigo tem a finalidade de descrever o processo de manejo e gestão de resíduos orgânicos gerados em um restaurante universitário (RU) no Vale do Rio dos Sinos-RS e o atendimento dos requisitos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da universidade em conformidade com a ISO 14001. O método utilizado foi o de entrevista semiestruturada, modelo com roteiro básico de perguntas abertas com ênfase na identificação do tratamento dado aos resíduos sólidos orgânicos gerados, nos aspectos relacionados aos requisitos legais da preservação do meio ambiente e na segurança do trabalhador. As entrevistas ocorreram em um ambiente descontraído para os respondentes, evitando o viés do pesquisador e prevenindo a limitação dos achados. Indagações adicionais foram realizadas como a dúvida se as práticas ambientais estavam de acordo com os requisitos de manutenção e preservação do meio ambiente na comunidade. Verificou-se que o restaurante universitário adota práticas de minimização e de gestão dos resíduos sólidos orgânicos com a redução dos impactos ambientais, contribuindo significativamente com o benefício social da comunidade organizada em cooperativas de recicladores da região. Como proposta futura, sugere-se a criação de indicadores para cada unidade de atividade comercial parceira da universidade, com o intuito de identificar boas práticas e promover melhorias na gestão ambiental do campus universitário.

Palavras-chaveLixo orgânico. Resíduos sólidos orgânicos. Sustentabilidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10004: resíduos sólidos: classificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 14001: sistemas de gestão ambiental: especificação e diretrizes para uso. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOYCE, C.; NEALE, P. Conducting in-depth interviews: a guide for designing and conducting in-depth interviews for evaluation input. Watertown: Pathfinder International, 2006.

BRASIL. Lei n.º 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 10 jun. 2018.

BROLLO, M. J.; SILVA, M. M. Política e gestão ambiental em resíduos sólidos. Revisão e análise sobre a atual situação no Brasil. In: 21º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, João Pessoa, Paraíba, ABES, 2001.

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. ONU 2014. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/. Acesso em: 10 maio 2019.

CONSELHO FEDERAL DE NUTRIÇÃO. Resolução CFN nº 600, de 25 de fevereiro de 2018. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, indica parâmetros numéricos mínimos de referência, por área de atuação, para a efetividade dos serviços prestados à sociedade e dá outras providências. Disponível em: http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/resolucoes/Res_600_2018.htm. Acesso em: 10 maio 2019.

COSTA LIMA, Gustavo Ferreira da. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa, v. 35, n. 1, p. 145-163, 2009.

DIAS, G. F. Educação ambiental, princípios e práticas: estatuto da igualdade racial e o PL 73/99. São Paulo: Gaia, 1992.

DIAS, S. M, F.; PAIXÃO, M. F. M. Os caminhos do lixo na Universidade Estadual de Feira de Santana – Bahia. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, Punta Cana, República Dominicana. Anais. Rio de Janeiro: ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2010.

DICICCO‐BLOOM, B; CRABTREE, B. F. The qualitative research interview. Medical education, v. 40, n. 4, p. 314-321, 2006.

FUJISAWA, D. S. Utilização de jogos e brincadeiras como recurso no atendimento fisioterapêutico de criança: implicações na formação do fisioterapeuta. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2000.

GOMES, L. P. et al. Avaliação ambiental de aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos precedidos ou não por unidades de compostagem. Engenharia Sanitaria e Ambiental, v. 20, n. 3, p. 449-462, 2015.

GONÇALVES, M. S. Gerenciamento de resíduos sólidos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, n.15, p. 80, 2010.

MARTINELLI, S. S. Desenvolvimento de método de qualidade nutricional, sensorial, regulamentar e sustentabilidade no abastecimento de carnes em unidades produtoras de refeições: o exemplo da carne bovina. 2011. Dissertação (Mestrado em Nutrição) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

MISHLER, E. G. Research interviewing. Harvard University Press, 1991.

MÜLLER, J. Educação Ambiental – Diretrizes para a Prática Pedagógica. Porto Alegre: FAMURS, 1998.

VALLE, C. E. Qualidade Ambiental: o desafio de ser competitivo protegendo o meio ambiente (como se preparar para as Normas ISO 14000). 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1995.

VAZ, C. R. et al. Sistema de gestão ambiental em instituições de ensino superior: uma revisão. Revista GEPROS, Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Ano-5 n. 3, jul-set/2010, p. 45-58.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts