Convergência internacional e os desafios ao ensino e profissão contábil

Wênyka Preston Leite Batista da Costa, Ana Karolinny de Andrade Silva, Jandeson Dantas da Silva, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Luiz Antonio Felix Júnior

Resumo


Ao longo dos anos, a ciência contábil passou por evolução, acompanhando as mudanças ocorridas na sociedade. Entre os avanços, pode-se destacar o processo de harmonização e padronização das informações contábeis, por meio da convergência aos padrões internacionais. Destarte, o presente estudo teve como objetivo identificar os desafios do processo de convergência aos padrões internacionais no ensino e no exercício da profissão contábil sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa de caráter descritivo, quantitativa, tendo como procedimento o levantamento direcionado aos alunos do curso de Ciências Contábeis. Com os resultados, constatou-se que os discentes consideram que o curso deve sofrer mudanças em sua grade curricular, com relação aos desafios no ensino, os discentes consideram que os desafios e dificuldades que o professor de contabilidade enfrenta são o fato de a profissão contábil estar em constante mudança, conciliar o trabalho ao ensino e não possuírem preparação adequada para a docência.


Palavras-chave


Contabilidade. Educação contábil. Processo de convergência.

Texto completo:

PDF

Referências


ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ______ (Org). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100, 2004.

ANDRADE, C. S. O ensino de contabilidade introdutória nas universidades públicas do Brasil. 2002. fl55. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

ANTUNES, M. T. P.; GRECCO, M. C. P.; FORMIGONI, H. F.; MENDONÇA NETO, O. R. M. A adoção no Brasil das normas internacionais de contabilidade IFRS: o processo e seus impactos na qualidade da informação contábil. Revista de Economia e Relações Internacionais, v. 10, n. 20, p. 5-19, 2012.

ARAUJO, M. dos R.; PUREZA, M. L. B. de O. H.; SILVA, C. A. T. Lei nº 6.404/76: uma análise dos principais avanços proporcionados à Contabilidade no Brasil. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 2, n.2, p. 17-32, 2015.

AVELINO, B. C.; SANTANA, G. A. S.; COLAUTO, R. D.; MADEIRA, G. J. Análise do perfil dos estudantes em Ciências Contábeis e sua relação com o processo de convergência das normas contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 182, p. 62-77, 2012.

BECK, F.; RAUSCH, R. B. Fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem na percepção de discentes do curso de ciências contábeis. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 25, n. 2, p. 38-58, 2014.

BERWIG, C. G.; CUNHA, J. V. A.; TEODORO, J. D.; COLAUTO, R. D. Estratégias de ensino-aprendizagem nos cursos de Pedagogia e Ciências Contábeis. Revista da FAE, v. 16, n. 2, p. 116-135, 2013.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 28 mar. 2018.

CELLA, G.; RODRIGUES, J. M.; NIYAMA, J. K. Contabilidade Internacional-análise dos periódicos internacionais sobre pesquisas em educação contábil face à convergência e globalização. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 8, n. 15, 2011.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Legislação da profissão contábil. 3 ed. Brasília: CFC, 2008.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução n.º 560, de 28 de outubro de 1983. Regulamentação da profissão do contador. Rio de Janeiro, 1983.

COSTA, L.; LAGIOIA, U.; NASCIMENTO, S.; ARAÚJO, J. Uma Investigação acerca das Percepções dos Discentes do Brasil e de Portugal sobre a Convergência da Contabilidade aos Padrões Internacionais. Revista de Contabilidade UFBA, v. 7, n. 1, p. 55-68, 2013.

FARIA, A. C. e QUEIROZ, M. R. B. de. Demanda de Profissionais Habilitados em Contabilidade Internacional no Mercado de Trabalho da Cidade de São Paulo. Revista Universo Contábil, ISSN 1809-3337, Blumenau, v. 5, n. 1, p. 55-71, jan./mar. 2009.

FERNANDES, B. V. R.; DE LIMA, D. H. S.; VIEIRA, E. T.; NIYAMA, J. K. Análise da percepção dos docentes dos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil quanto ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicadas no Brasil. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 3, n. 3, p. 24-50, 2011.

GOULARTE, J. L. L.; LEAL, A. E. M.; ROCHA, J. M. da. O ensino da contabilidade frente à convergência da contabilidade brasileira ao padrão internacional. Revista Contabilidade, Ciência da Gestão e Finanças, v. 3, n. 1, p. 78-79, 2015.

GUERRA, L. A nova contabilidade: convergência ao padrão internacional. São Paulo: Atlas, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo da Educação Superior 2013. 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/dai/textos/coletiva_censo_superior_2013.pdf. Acesso em: 3 abr. 2020.

KLANN, R. C.; BEUREN, I. M. Impacto da convergência contábil internacional na suavização de resultados em empresas Brasileiras. Brazilian Business Review, v. 12, n. 2, p. 1, 2015.

LAFFIN, M. Ensino da Contabilidade: componentes e desafios. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul, v. 13, n. 3, p. 9-20, 2002.

MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 2, n. 1, p. 93-109, 2013.

NASCIMENTO, I. C. S.; SILVA, J. D.; COSTA, W. P. L. B.; SILVA, S. L. P. Fatores de sucesso para o profissional contábil atuar frente ao mercado competitivo na perspectiva dos discentes do ensino superior em ciências contábeis. In: Congresso Brasileiro de Contabilidade, 20, 2016. Anais... Fortaleza: CBC, 2016.

NIYAMA, J. K. Contabilidade Internacional. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NIYAMA, J. K.; SILVA, C. A. T. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2008.

PEREIRA, E. M.; NIYAMA, J. K.; FREIRE, F. S. Convergência das normas internacionais de contabilidade: uma análise a luz das teorias da educação. In: CONGRESSO USP - CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 12, 2012. Anais... São Paulo: USP, 2012.

RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, I. M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003.

REIS, L. G. dos.; NOGUEIRA, D. R.; BIM, E. A. Convergência às normas internacionais de contabilidade: uma análise sob a perspectiva docente e discente. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 5, n. 1, 2014.

SILVA, A. C. R. da. A importância da pesquisa científica no ensino da contabilidade: caminhos da investigação. Pensar Contábil, ago./out., 2002.

SILVA, M. S.; ASSIS, F. A. A história da contabilidade no Brasil. Periódico Científico Negócios em Projeção. v. 6, n. 2, p. 35-44, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts