Como o seu cérebro aprende? O audiobook no cotidiano da geração conectada

Jean Carlos da Silva Monteiro

Resumo


Este artigo versa sobre os estilos de aprendizagem a partir do modelo VARK (Visual, Aural, Read-Write and Kinesthetic), com foco na aprendizagem auditiva. Discorre sobre o uso do audiobook no cotidiano da Geração Conectada. Desenvolve um estudo de natureza descritiva e exploratória, para evidenciar a utilização das tecnologias digitais no dia a dia de alunos com perfil auditivo. Conceitualmente, apresenta autores que tecem sobre os estilos de aprendizagem, aprendizagem auditiva, Geração Conectada e Audiobooks. Explora o aplicativo Ubook, suas funcionalidades, características e potencialidades. Verificou-se que, dentro de uma proposta de aprendizagem auditiva, o referido app se apresenta como uma ferramenta de grande valia quando, por exemplo, o seu objetivo ultrapassa os limites do entretenimento e passa a contribuir para o processo formativo.


Palavras-chave


Aprendizagem auditiva. Estilos de aprendizagem. Geração conectada. Ubook.

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDRE, S. F. Aprendizagem e suas implicações no processo educativo. Revista Ícone, São Luiz de Montes Belos/GO, v. 6, p. 51-60, 2010.

AMARAL, S. F.; BARROS, D. M. V. Estilos de aprendizagem no contexto educativo de uso das tecnologias digitais interativas, 2007. In: Simpósio Internacional sobre Novas Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação, 1, 2007, São José dos Campos. Disponível em: http://lantec.fae.unicamp.br/lantec/pt/tvdi_portugues/daniela.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FLEMING, N; MILLS, C. D. Not Another Inventory, Rather a Catalyst for Reflection. To Improve the Academy, 1992.

FRAGOSO, S; RECUERO, R; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

FUSCO, K. Auditivo, visual ou cinestésico: identifique qual é o modo de aprendizagem do seu filho. 2016. Disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/familia/auditivovisual-ou-cinestesico-identifique-qual-e-o-modo-de-aprendizagem-do-seu-filho/. Acesso em: 19 fev. 2020.

GAZOLA, A. A. Infográfico: Qual seu estilo de aprendizagem? 2016. Disponível em: http://www.lendo.org/infografico-estilo-aprendizagem-visual-auditivocinestesico/. Acesso em: 19 fev. 2020.

KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

MIRANDA, R. Á. M.; MIRANDA, C. S.; MARIANO, A. S. Estilos de aprendizagem e sua -inter-relação com as técnicas de ensino: uma avaliação com o modelo VARK no curso de ciências contábeis de uma IES no interior paulista. USP, São Paulo, 2017.

PALETTA, F. A. C.; WATANABE, E. T. Y.; PENILHA, D. F. Audiolivro: inovações tecnológicas, tendências e divulgação. In: XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU, 2018, São Paulo. XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU, 2018.

PALMER, A. A torrent of titles. 2013. Disponível em: http://www.publishersweekly. com. Acesso em: 19 fev. 2020.

PEDREIRA, K. Neurolinguístic: Como Definir entre Visual, Auditivo ou Cinestésico. 2017. Disponível em: http://supervendedores.com.br/gerencia-de-vendas/lideranca-emotivacao-em-vendas/neurolinguistica-como-definir-entre-visual-auditivo-ou-cinestesico/. Acesso em: 19 fev. 2020.

PEREIRA, A. A. S; MONTEIRO, J. C. S. A netnografia como método de estudo do comportamento em ambientes digitais. In: Anais do III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. São Luís: EDUFMA, 2019. p. 1-10.

PORTILHO, E. M. L. Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem. 2019. Disponível em: http://www.lantec.fe.unicamp.br/questionario/. Acesso em: 19 fev. 2020.

SILVA, J. F; PINTO, A. C. Geração C: Conectados em Novos Modelos de Aprendizagem. In: VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES)., 2009, Rio de Janeiro. SBGAMES2009 - PROCEEDINGS. Rio de Janeiro: Depto. de Informática e de Artes e Design - PUC-RJ, 2009. v. VIII.

SOUZA, M. S. D.; CELVA, R. A.; HELVADJIAN, V. Audiolivro: um suporte para a educação literária. 2010. Disponível em: http://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/ viewFile/69/66. Acesso em: 19 fev. 2020.

TAPSCOTT, D. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

UBOOK. Audiobooks, Revistas e Podcasts. 2020. Disponível em: https://www.ubook.com/. Acesso em: 25 fev. 2020.

VARK-LEARN. A guide to learning preferences. 2016. Disponível em: http://vark-learn.com/home-portuguese/. Acesso em: 17 fev. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts