Situação de Estudo na formação continuada de professores em escolas do campo na região de Coaraci/BA

Cristiano Lima dos Santos Almeida, Neurivaldo José de Guzzi Filho

Resumo


Neste trabalho, objetiva-se analisar as contribuições que a vivência de atividades da proposta de reorganização curricular denominada Situação de Estudo (SE) podem trazer para formação continuada de professores de escolas do campo na região de Coaraci/BA. Trata-se de uma pesquisa participante, norteada por uma abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos diretamente com os participantes por meio de questionários, análise do Projeto Político Pedagógico das Escolas do Campo de Coaraci/BA, realização de encontros de formação, um curso de formação continuada e entrevistas semiestruturadas. Os encontros e o curso de formação foram videogravados e as entrevistas foram audiogravadas e transcritas compondo o corpus de análise. Na análise das informações, tomou-se como referencial os passos da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Constatou-se nos critérios de seleção e escolha dos temas a serem trabalhados nas turmas multisseriadas das escolas do campo de Coaraci/BA, a necessidade de delimitação de temas que considerem a vivência dos estudantes. Houve rompimento com a definição de temas pela coordenação pedagógica das escolas do campo, caracterizando a potencialidade da SE, enquanto uma proposta que pode contribuir com a reconfiguração curricular das turmas multisseriadas, por considerar as situações de alta vivência dos alunos, bem como a construção coletiva e interdisciplinar. Por fim, se evidenciou a necessidade de considerar as situações de contradição social como um elemento importante para delimitação dos temas e situações que sirvam de ponto de partida para o ensino dos conteúdos programáticos.


Palavras-chave


Educação do campo. Ensino de Ciências. Turmas multisseriadas.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, M. C. P. de; AUTH, M. A.; MALDANER, O. A. Situações de Estudo como forma de inovação curricular em Ciências Naturais. In: Construção curricular em rede em educação em ciências: uma aposta de pesquisa em sala de aula. GALIAZZI, M. C. et al. (Org.) Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

ARROYO, M. G. Movimentos Sociais e a Construção de outros Currículos. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, n. 55, p. 47-68, jan./mar. 2015.

ARROYO, M. G. Políticas de Formação de Educadores(as) do Campo. Caderno Cedes. Campinas, v. 27, n. 72, p. 157-76, 2007.

BEZERRA NETO, L. A Educação Rural no Contexto das Lutas do MST. In: ALVES, L. G. (Org.) Educação no Campo: recortes no tempo e no espaço. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. (Coleção Educação Contemporânea)

BOFF, E. T. et al. Situação de estudo: uma possibilidade de reconstrução de teorias e práticas docentes. In: Maria do Carmo Galiazzi et al. (Org.). Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências: Uma Aposta de Pesquisa na Sala de Aula. 1ªed.Ijuí: Unijuí, 2007, v. 01, p. 337-354.

CALDART et al., R. S. Escola do Campo em Movimento: Instituto de Josué de Castro. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras. v. 3, n. 1, p. 60-81, 2003.

CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho. Educação. Saúde. Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009.

CALDART. R. S. et. al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro-São Paulo, Expressão Popular, 2012, p. 359 – 370.

COARACI. Secretaria Municipal de Educação de Coaraci. Projeto Político Pedagógico Escolas do Campo: Práticas Inovadoras. Coaraci, Ba, 2013.

FACCIO, S. F. A educação do campo e os movimentos sociais: uma trajetória de lutas. In: GUEDIN, E. (Org.). Educação do Campo: epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRISON, M. D.; BOFF, E. T. O. ; OLIVEIRA, C. B. ; SANDRI R, D. M. A. ; OTT, M. M. ; VIEIRA, M. I. ; SILVA, D. A. R. ; EICH, B. T. Conhecendo o Câncer: Um Caminho para a Vida - Uma Situação de Estudo como possibilidade de mudança no fazer cotidiano Escolar. In: Maria do Carmo Galiazzi et al. (Org.). Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências: Uma Aposta de Pesquisa na Sala de Aula. 1ªed.Ijuí: Unijuí, 2007, v. 01, p. 337-354.

FONSECA, Rosa Maria; MOURÃO, Arminda Rachel Botelho. A educação no campo: uma realidade construída. In: GUEDIN, Evandro (Org.). Educação do Campo: epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.

GEHLEN, S. T. A função do problema no processo ensino-aprendizagem de ciências: contribuições de Freire e Vygotsky. Tese de Doutorado. Florianópolis: UFSC, 2009.

GEHLEN, S. T.; MALDANER, O. A.; DELIZOICOV, D. Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em Ciências. Ciência. Educação. (Bauru), v.18, n. 1, Bauru, p. 1-22, 2012.

GRUPO INTERDEPARTAMENTAL DE PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Geração de resíduos sólidos provenientes das atividades humanas. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Censo 2010. Disponível em:http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=290800&search=bahia|coaraci. Acesso em: 13 jun. 2020.

MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. SE: uma organização curricular que extrapola a formação disciplinar em ciências. Espaço da Escola.v.1. n. 41, p.45-60, jul/set. 2001.

MALDANER, O. A.; ZANON, L. B.SITUAÇÃO DE ESTUDO: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In: MORAES, R; MANCUSO, R.(Org.). Educação em Ciências: produção de curriculos e formação de professores. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. p. 43-64. (Coleção educação em ciências)

MORAES, R. Uma Tempestade de Luz: A Compreensão Possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. (Coleção Educação em Ciências)

PINHO, A. S. T. A heterogeneidade fundante das classes multisseriadas do meio rural: entre a persistência do passado e a imposições do presente. Dissertação de Mestrado em Educação e Contemporaneidade. Salvador/BA: Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, 2004.

SANTOS, C. A. (Org.). Por uma educação do campo: campo, políticas públicas, educação. Brasília: Incra; MDA, 2008. 109 p.

SANTOS, F. J. S. Docência e Memória: narrativas de professoras de escolas rurais multisseriadas. Salvador/BA. Tese de Doutorado em Educação e Contemporaneidade: Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, 2015.

SILVA, M. S. Diretrizes Operacionais para escolas do campo: Rompendo o silêncio das Políticas Educacionais. In: Baptista, Naidson de Quintella (org.). Educação RURAL: Sustentabilidade do campo/ Feira de Santana, Ba. MOC/UEFS – SERTA, 2003.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação a formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. n. 13. p. 5-24, abr. 2000.

TAVARES, M.T. S.; BORGES, H.S. O Pronera como política para a Educação do Campo. In: GUEDIN, Evandro (Org.). Educação do Campo: epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.

VIGOTSKI, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts