Comunicação alternativa e suas contribuições pedagógicas

Bruna Letícia Santos de Oliveira

Resumo


O texto apresentado tem por objetivo refletir sobre o uso de softwares de comunicação alternativa, buscando enfatizar a sua relevância na aprendizagem e comunicação dos alunos com algum tipo de defasagem ou necessidade de comunicação e escrita funcional. Como metodologia adotada foram utilizados relatos reflexivos sobre um aluno com paralisia cerebral e a adaptação e construção de conteúdo através de PCS, que são símbolos de comunicação construídos em softwares boardmaker, além de pesquisa bibliográfica analisada de forma exploratória e bibliográfica. As reflexões apresentadas apontam a importância do uso de novas tecnologias como instrumento pedagógico de trabalho para os educadores em sala de aula e também ferramenta de comunicação e acessibilidade para alunos com diferentes dificuldades, sendo elas temporárias ou não.


Palavras-chave


Boardmaker. Comunicação. Educação. Pedagogia. PC.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: set. 2019.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 ago. 2019.

BRASIL. Comitê de Ajudas Técnicas, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (CORDE/SEDH/PR), 2007a. Disponível em:http://www.mj.gov.br/sedh/ct/corde/dpdh/corde/Comitê%20de%20Ajudas%20Técnicas/A ta_VII_Reunião_do_Comite_de_Ajudas_Técnicas.doc. Acesso em: 25 nov. 2019.

BRASIL, Constituição. Decreto nº 3.956, de 08 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 9, 2001.

GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob. Caminhos Pedagógicos da Educação Especial no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2004.

LIMA, N. M. de. Legislação Federal Básica na Área da Pessoa Portadora de Deficiência.

Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2007.

MANTOAN, M. T. E. Caminhos Pedagógicos da Inclusão. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2001.

MANTOAN, M. T. E. Ser ou estar: eis a questão - explicando o déficit intelectual. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

MAZZOTA, Marcos J. Silveira. Educação Especial no Brasil: histórias e políticas públicas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 208 p.

MANZINI, E. J.; DELIBERATO, D. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos para a comunicação alternativa. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Especial, fascículo 2, 2006.

LIMA, Maria do Socorro Castelo Branco Mourão. Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) na perspectiva da Educação Inclusiva de deficientes intelectuais: uma abordagem da Teoria Histórico Cultural (THC). Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 28-45.

DE SALAMANCA, DECLARAÇÃO. Princípios, políticas e prática em educação especial. Espanha:[Sn], 1994.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão, construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

VYGOTSKY, L.S. Fundamentos de Defectologia. In: VYGOTSKY, L.S. Obras completas. Habana: Editorial Pueblo y Educación, t. 5, 1989.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts