Participação social e protagonismo: possibilidades a partir das diretrizes curriculares para Educação Profissional e Técnica de Nível Médio

Aline Neves Peres, Paulo Henrique Rocha Aride

Resumo


Este trabalho tem como temática a participação social e o protagonismo como possibilidade de desenvolvimento a partir da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio – EPTNM –, em que nosso objetivo foi identificar como esses elementos de emancipação podem estar vinculados com as propostas presentes nas diretrizes curriculares da EPTNM. Os principais autores que embasaram tal pesquisa foram Ciavatta (2014), Ramos (2008), Costa (2007) e Moura (2017). O tipo de pesquisa é bibliográfica, o que nos possibilitou explanar alguns contextos de surgimento de termos e a construção de sua representação, e a abordagem é dialética. Com a reflexão inicial foi possível verificar a possibilidade de desenvolver aspectos de participação e protagonismo frente aos sujeitos pertencentes à EPTNM. Entretanto, embora possua legalidade em sua viabilização, alguns entraves históricos são perpassados e postos ainda no atual cenário.


Palavras-chave


Educação Profissional e Técnica. Formação Humana Integral. Participação Social. Protagonismo.

Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, Helenira Fônseca de. Participação social e estima de lugar: caminhos traçados por jovens estudantes moradores de bairros de Regional III da cidade de Fortaleza pelos mapas efetivos. 2010. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. Disponível em: http://www. Repositório.ufc.br/handle/riufc/ 2231. Acesso em: 18 out. 2018

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10 jul. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: Documento base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, DF: CNE/CEB, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663rceb006-12 pdf &category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jul. 2018.

CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. A participação social e política de jovens no Brasil: considerações sobre estudos recentes. O Social em Questão, Rio de Janeiro, v. 27, p. 83-99, 2012.

COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Protagonismo Juvenil: o que é e como praticá-lo. Secretaria Municipal de Educação. Duque de Caxias, 2007. Disponível em: http://smeduqu edecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3º%20Continuada/Artigos%20Diver sos/costa-protagonismo.pdf. Acesso em: 23 set. 2018.

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, p. 187-205, 2014.

FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação. Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 106-125, Set. 2015/Fev. 2016. Disponível em: http://revistas.usp.br/incid/article/view/101368. Acesso em: 19 set. 2018.

FERRETTI, Celso J.; TARTUCE, Gisela Lobo B. P.; ZIBAS, Dagmar M. L. Protagonismo Juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 34, p. 411-423, 2004.

MILANI, Carlos R. S. O princípio da participação social na gestão de políticas públicas locais: uma análise de experiências latino-americanas e europeias. RAP – Revista da Administração Pública. Rio de Janeiro, v. 42, n.3, p. 551-580, 2008.

MOURA, Abdalaziz de. Aprofundamento do conceito de protagonismo usado pelo Serta. In: LOVATO, Antonio; YIRULA, Carolina Prestes; FRANZIM, Raquel (Org.). Protagonismo: a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Ashoka/Alana, 2017.

MÜLLER, Maria Juscélia Sabai; UJIIE, Nájela Tavares. Protagonismo juvenil no ensino médio e gestão democrática da escola pública: implicações e possibilidades metodológicas para a prática escolar. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE, União da Vitória, 2014. Disponível em: htpp: //www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em: 19 out. 2018.

PACHECO, Eliezer. Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio. São Paulo: Fundação Santillana Moderna, 2012.

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará 2008.

SAVIANI, Dermeval et al. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, Celso J.et all (org). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 147-164.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.260-270p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts Crossref Similarity Check