Sala de Aula Invertida: uma proposta para o ensino de biologia

Marcelo Alberto Elias, Élica Cristina Riêdo Gonçales

Resumo


A busca da superação do ensino tradicional como prática educativa vem ao encontro com a procura cada vez mais dinamizada de informações pela sociedade. Assim, regularmente surgem novas propostas pedagógicas que visam melhorar o ensino e a aprendizagem aumentando a participação e a colaboração do aluno no processo. A partir deste cenário, o presente artigo buscou investigar as contribuições da sala de Aula Invertida para o ensino de biologia em uma turma do curso Técnico em Edificações integrado ao ensino médio, visando reter maior tempo útil em sala para atividades práticas, questionamentos e resoluções de problemas. Para a metodologia da pesquisa, foram atribuídos aspectos qualitativos e quantitativos no formato de um questionário, o qual foi aplicado posteriormente às aulas ministradas no estágio de Biologia II. Assim, a cada semana foram enviados para os alunos antecipadamente vídeo aulas e materiais para estudo prévio. Como resultados da pesquisa, houve considerável receptividade da metodologia pelos estudantes, que apontaram potencialidades e limitações enxergadas ao longo do processo. Obteve-se ainda ganhos consideráveis quanto ao aumento das interações, diálogos e discussões realizadas em sala. Sugerindo, assim, que tal metodologia aproxima o conteúdo à realidade do estudante, podendo tornar a aprendizagem mais significativa.


Palavras-chave


Ensino e aprendizagem. Evolução. Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida.

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DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.156-168p

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