As brincadeiras cantadas na Educação Infantil: aproximações de um estado da arte

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DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i3.48-59p

Palavras-chave:

Brincadeiras cantadas. Brincadeiras de roda. Educação Infantil. Estado da arte.

Resumo

Teóricos afirmam que as brincadeiras cantadas favorecem o desenvolvimento social da criança, na descoberta individual, gerando a percepção das linguagens verbais e não verbais e na formação do pensamento (SILVA, 2016; MAFFIOLETTI, 2004; PAIVA, 2000). Além disso, tais manifestações lúdicas ocupam um lugar afetivo e cultural na infância. Foi observado em uma experiência de estágio que os professores utilizaram as brincadeiras cantadas, de duas formas, aparentemente sem intenção pedagógica: valendo-se da TV, para distrair as crianças, ou antes de irem embora, para preencher o tempo na rotina do dia. O presente trabalho visa discutir como os professores podem propor essa manifestação cultural de modo a contribuir para o desenvolvimento infantil. Para tanto, optou-se por realizar um “Estado da arte” ou “Estado do conhecimento”, que permitiu encontrar e identificar apontamentos e orientações que pesquisadores têm feito para o trabalho docente com esta manifestação cultural. Concluiu-se que se trata de um tema que carece de estudos e publicações. Os achados destacam o papel do professor que planeja, organiza, propõe, brinca junto e complexifica paulatinamente as brincadeiras de roda ao longo da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Alessandro Abreu Luz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus de Presidente Epitácio.

Graduado em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus de Presidente Epitácio.  

Ricardo Cristaldo Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus de Presidente Epitácio.

Graduado em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus de Presidente Epitácio.

José Ricardo Silva, Instituto Federal de São Paulo, Campus Presidente Epitácio

José Ricardo Silva possui Licenciatura Plena em Educação Física (2005) pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (UNESP), Presidente Prudente - SP e Pedagogia (2016) pela Universidade de Jales (UniJales), Pós-graduação nível Lato Sensu em Educação Infantil (2009), Mestrado em Educação (2012) e Doutorado em Educação (2017) pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (UNESP), Presidente Prudente - SP. O pesquisador é membro do grupo de pesquisa Cultura Corporal: Saberes e Fazeres pela instituição referida acima. Professor de Educação Física do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Presidente Epitácio. Professor colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF), Unesp Presidente Prudente-SP. Seus estudos e pesquisas têm ênfase em Educação, Educação Física na Educação Infantil, Educação Física escolar, jogos, brincadeiras, práticas pedagógicas com bebês e Formação de Professores a partir dos referenciais teóricos da Abordagem Crítico-superadora, Pedagogia Histórico-Crítica e Teoria Histórico-cultural.

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

LUZ, Alessandro Abreu; ANDRADE, Ricardo Cristaldo; SILVA, José Ricardo. As brincadeiras cantadas na Educação Infantil: aproximações de um estado da arte. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 7, n. 3, p. 48–59, 2023. DOI: 10.47236/2594-7036.2023.v7.i3.48-59p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1332. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico