Educação Ambiental e Saúde: ações de combate ao Aedes aegypti em uma escola pública de Araguaína, Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i2.44-55p

Palavras-chave:

Aedes aegypti. Arboviroses. Ensino. Prevenção. Problemas socioambientais.

Resumo

O estudo objetivou realizar uma sensibilização, em educandos dos ensinos Fundamental e Médio, em relação à propagação de arboviroses como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, levando em consideração o fato de que essas doenças virais possuem como vetor o mosquito Aedes aegypti (Ae. aegypti). Esta pesquisa é de abordagem quantitativa e qualitativa, e foi realizada com estudantes de dois níveis de ensino. A coleta dos dados foi feita por meio de uma campanha de prevenção sobre a proliferação do vetor dessas enfermidades, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Polícia Militar do Estado do Tocantins, seguida da aplicação de um questionário, aplicado via Google Forms, contendo oito questões, sendo elas objetivas e subjetivas. Todas as ações descritas neste artigo estão articuladas com os documentos norteadores da Rede Pública Estadual de Ensino do Tocantins, com o Documento Curricular do Estado do Tocantins (DCT/TO), e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, tal procedimento se encontra conectado ao desenvolvimento de ações situadas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição educacional Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima. Os resultados reportaram que a abordagem, neste viés, contribui para o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes, além de fomentar o trabalho coletivo e a sensibilização sobre as questões socioambientais. Assim, este estudo traz à tona a importância de temas que envolvam educação e saúde serem debatidos nas unidades de ensino, pois podem acarretar reflexões e discussões entre os estudantes, a fim de sensibilizá-los quanto à importância da prevenção contra o mosquito Ae. aegypti.

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Biografia do Autor

Jhonatam Dias Amorim, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Tocantins (2019). Especialista em Gestão pública pela Faculdade Batista de Minas Gerais/FBMG (2021). É Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, IFTO (2021). É especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo IFTO (2022), é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGecim - UFNT. Atualmente é Professor da Rede Estadual de Ensino, lotado no Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima, localizado na cidade de Araguaína/TO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Biologia Geral, Química e Física.

Fernanda Bandeira Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Docente da Rede Pública Estadual de Ensino do Tocantins

Rodrigo Costa Alencar, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestre em Ensino de Física (UFNT). Docente da Rede Pública Estadual de Ensino do Tocantins.

Maria Gabriela Silva Vaqueiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Especialista pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Docente em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, Campus            de            Araguaína.                Docente da           Rede      Pública  Estadual de           Ensino    do           Tocantins.

Iara Pereira Moura Frota, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Docente da Rede Pública Estadual de Ensino do Tocantins

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Publicado

2024-09-18

Como Citar

AMORIM, Jhonatam Dias; SANTOS, Fernanda Bandeira; ALENCAR, Rodrigo Costa; VAQUEIRO, Maria Gabriela Silva; FROTA, Iara Pereira Moura. Educação Ambiental e Saúde: ações de combate ao Aedes aegypti em uma escola pública de Araguaína, Tocantins. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 8, n. 2, p. 44–55, 2024. DOI: 10.47236/2594-7036.2024.v8.i2.44-55p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1419. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico