Casos investigativos como proposta metodológica na abordagem do tema de educação ambiental no Ensino Médio
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a aceitação do estudo de casos investigativos enquanto metodologia de ensino em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Para a realização da pesquisa, foram elaborados três casos investigativos sobre temáticas ambientais de ocorrência corriqueira no município de Açailândia-MA, relacionando-os com o conteúdo de ácidos e bases. Os respectivos casos foram aplicados com três grupos de alunos durante o horário escolar. Cada discente, posteriormente, respondeu a um questionário estruturado na escala Likert e, em paralelo a este, elaborou um diário de caso para fins comparativos. Constatou-se que o estudo de caso investigativo na qualidade de metodologia escolar apresentou uma aceitação satisfatória por parte dos discentes. Todavia, na análise do diário de caso, observou-se que ele promoveu uma limitada inclusão de alunos portadores de alguma deficiência. Portanto, pondera-se que o estudo em questão se mostra relevante no tocante à melhoria da qualidade da aprendizagem. No entanto, deve ser feito com o planejamento adequado com o fito de proporcionar a inserção de todos os participantes no processo de ensino e aprendizagem.
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DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.230-241p
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