Educação de jovens e adultos: perfil do alunado e a formação dos professores de inglês

Agnaldo Pedro Santos Filho, Leda Regina de Jesus Couto

Resumo


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é garantida como direito pela Constituição Federal do Brasil desde o ano de 1988, conquanto, as políticas públicas para essa modalidade de ensino ainda são insuficientes e a EJA assume um caráter de ensino compensatório e excludente. Neste artigo, objetiva-se discutir o perfil desses jovens e adultos, bem como a formação de educadores na área de língua inglesa para uma EJA que busque a garantia aos direitos políticos, sociais, culturais, de trabalho e de cidadania. A metodologia utilizada para este estudo foi a pesquisa bibliográfica, que buscou, junto aos professores e pesquisadores da EJA e formação de professores, fazer uma discussão do tema em questão. Conclui-se que, de forma dialógica, crítica e interculturalmente comunicativa, educadores e educandos devem construir juntos uma aprendizagem que possibilite o uso da língua inglesa em um contexto real de comunicação.


Palavras-chave


Educação de jovens e adultos. Ensino de língua inglesa. Formação de professores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.300-310p

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