Sala de Aula Invertida: uma proposta para o ensino de biologia
Resumo
A busca da superação do ensino tradicional como prática educativa vem ao encontro com a procura cada vez mais dinamizada de informações pela sociedade. Assim, regularmente surgem novas propostas pedagógicas que visam melhorar o ensino e a aprendizagem aumentando a participação e a colaboração do aluno no processo. A partir deste cenário, o presente artigo buscou investigar as contribuições da sala de Aula Invertida para o ensino de biologia em uma turma do curso Técnico em Edificações integrado ao ensino médio, visando reter maior tempo útil em sala para atividades práticas, questionamentos e resoluções de problemas. Para a metodologia da pesquisa, foram atribuídos aspectos qualitativos e quantitativos no formato de um questionário, o qual foi aplicado posteriormente às aulas ministradas no estágio de Biologia II. Assim, a cada semana foram enviados para os alunos antecipadamente vídeo aulas e materiais para estudo prévio. Como resultados da pesquisa, houve considerável receptividade da metodologia pelos estudantes, que apontaram potencialidades e limitações enxergadas ao longo do processo. Obteve-se ainda ganhos consideráveis quanto ao aumento das interações, diálogos e discussões realizadas em sala. Sugerindo, assim, que tal metodologia aproxima o conteúdo à realidade do estudante, podendo tornar a aprendizagem mais significativa.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Silvia Gonçalves de; TELES, Cristiane Coelho. Sala de aula invertida: relato de experiência em educação a distância e presencial com uso de ambiente virtual de aprendizagem na graduação. Revista EmREDE, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 615-625, 2018. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/360. Acesso em: 21 mai. 2019.
BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
BELMONT, Rachel Saraiva; OSBORNE, Renata; LEMOS, Evelyse dos Santos. A sala de aula invertida na Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 59, p. 01-18, jul./set., 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e57708/40824. Acesso em: 20 out. 2019.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: Uma metodologia ativa de aprendizagem. Trad. Afonso Celso da Cunha Serra. 1 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
BISSOLI, Anna Carolinne Ferreira; SANTOS, Gustavo Antunes dos; CONDE, Sandro José. Produção de materiais didáticos para o ensino de genética na implementação da sala de aula invertida. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, Araraquara, v. 13, n. esp1, p. 474- 484, maio 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11440/7306. Acesso em: 20 out. 2019.
BRANCO, Carla Castello; ALVES, Marcia Maria. Complexidade e sala de aula invertida – considerações sobre o método. In: EDUCERE, 12., 2015, Curitiba. Anais[...]. . Curitiba: PUCPR, 2015. p. 15464-15477.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20881_9548.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.
BRITO, Isadora Eufrásio de; SILVA, Patrícia Costa dos Santos da. Sala de aula Invertida: uma ferramenta no ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, [s.l], v. 6, n.4, ed.7, p. 16-26, jul. 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/aula-invertida. Acesso em: 22 out. 2019.
CONFORTIN; Carolina Krupp Consul; IGNÁCIO, Patrícia; COSTA, Rosangela Menegotto. Uma aplicação da sala de aula invertida no ensino de física para a Educação Básica. Revista Educar mais, Pelotas, v. 2, n.1, p. 1-14, 2018. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1231/993. Acesso em: 21 out. 2019.
GOMES, Bruna Talita de Souza; SILVA, Luís Carlos Lemos da. A Sala de aula Invertida: do discurso à ação no Ensino de Ciências. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 9, n. 20, p. 145-152, 2016. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/257. Acesso em: 21 out. 2019.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MOURA, Adelina. Metodologias de Aprendizagem que desafiam os alunos, mediadas por tecnologias digitais. Revista Observatório. Palmas, v. 3, n. 4, p. 256-278, 2017, disponível:https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3466/9784. Acesso em: 21 de maio 2019.
OLIVEIRA, Bruno Luciano C. Alves de et al. Team- Based Learning como Forma de Aprendizagem Colaborativa e Sala de Aula Invertida com centralidade nos Estudantes no Processo Ensino-Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 42, n. 4, p.86-95, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v42n4/1981-5271-rbem-42-4-0086.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.
OLIVEIRA, Carloney Alves de. Sala de aula invertida nas aulas de matemática na formação do pedagogo em tempos de cibercultura. Revista Prática Docente, Confresa, v. 3, n. 1, p. 125-139, 2018. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/189. Acesso em: 21 mai. 2019.
OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; ALVES, André Luiz; PORTO, Cristiane de Magalhães. Tecnologias móveis em educação: um experimento por meio da sala de aula invertida. Revista EDaPECI, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 96-109 , 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6288. Acesso em: 20 abr. 2019.
ORTEGA, José Luis Nami Adum et al. Sala de aula Invertida: Avanços na aprendizagem na percepção do professor. In: CIAED, 23, 2017, Foz do Iguaçu. Anais[...].. Foz do Iguaçu-PR, 2017. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/357.pdf. Acesso em: 20 de mai. 2019.
PAVANELO, Elisangela; LIMA, Renan. Sala de Aula Invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema, Rio Claro-SP, v. 31, n.58, p. 739-759, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n58/0103-636X-bolema-31-58-0739.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.
PEREIRA, Zeni Terezinha Gonçalves; SILVA, Denise Quaresma da. Metodologia Ativa: Sala de Aula Invertida e suas Práticas na Educação Básica. REICE, [s. l.], v.16, n. 4, p. 63-78, 2018. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2020.18.3. Disponível em: https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/9957. Acesso em: 21 maio 2019.
QUARESMA, Cindia Rosa Toniazzo; CHICON, Patricia Mariotto Mozzaquatro; GARCES, Solange Beatriz Billig. Metodologia para o Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior: Ensino Hibrido-Sala de Aula Invertida. CIET-EnPED, 2018, [s. l.]. Anais[...]. [s. l.], 2018. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/891. Acesso em: 21 maio 2019.
RAMOS, Ana Paula Batalha; TAVARES, Rafael dos Anjos Mendes. Sala de aula invertida: possibilidades de outras relações com o conhecimento na área de Biologia. COLBEDUCA, 3, v. 2, 2017, Santa Catarina . Anais[...]. Santa Catarina: UDESC, 2017. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/10603. Acesso em: 21 maio 2019.
SANTIAGO, Sônia Aparecida; CARVALHO, Hernandes F. Estratégia de ensino: Aprenda em sala de aula. Journal of Biochemistry Education, [s. l.], v.16, n.1, p. 51-73, 2018. DOI: 21/sep/2018 DOI: https://10.16923/reb.v16i1.787. Disponível em: bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/download/787/635. Acesso em: 21 maio 2019.
SEGURA, Eduardo; KALHIL, Josefina Barrera. A metodologia ativa como proposta para o ensino de Ciências. Revista REAMEC, n.3, p. 87-98, Cuiabá-, 2015. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5308. Acesso em: 10 maio 2019.
SILVA, Maria Izabel Oliveira da; PESCE, Lucila; NETTO, Antonio Valerio. Aplicação de sala de aula invertida para o aprendizado de língua portuguesa no ensino médio de escola pública. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, v. 5, n. 1. p. 100-119, 2018. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/tsc/article/view/190. Acesso em: 18 maio 2019.
SUHR, Inge Renate Frose. Desafios no uso da sala de aula invertida no ensino superior. Revista Transmutare, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 4-21, , 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3872. Acesso em: 15 maio 2019.
VALÉRIO, Marcelo; MOREIRA, Ana Lucia Olivo Rosas. Sete críticas à Sala de Aula Invertida. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 33. n. 106, p. 215-230, 2018. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7890. Acesso em: 15 abr. 2019.
VALÉRIO, Marcelo et al. A sala de aula invertida na universidade pública Brasileira: evidências da prática em uma licenciatura em ciências exatas. Revista THEMA, Pelotas, v. 16, n 1. p. 195-211, 2019. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1159/1080. Acesso em: 19 out. 2019.
ZANON, Denise Puglia et al. Sala de aula invertida: possibilidades e limites na docência universitária. In: EDUCERE, 12, 2015, Curitiba. Anais[...]. Curitiba: PUCPR, 2015. Disponível em: https://maiza.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Artigo-Sala-de-aula-invertida-ALTHAUS-ZANON-CANCADO-SANCHES-Puc-2015.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.156-168p
Apontamentos
- Não há apontamentos.
CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214
Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores
Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: