O Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama: oportunidades e dificuldades na percepção de discentes ingressantes

Luana Cristina Gonçalves, Humberto Luis de Cesaro

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2019, cujo objetivo é conhecer as percepções e expectativas dos alunos ingressantes em relação aos cursos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), ofertados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) no Campus Ibirama. Dentre os principais referenciais utilizados estão Ramos (2017), Araujo e Frigotto (2015) e Moura; Lima Filho; Silva (2015). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com a produção de dados sendo feita por meio de grupo focal, conforme Gatti (2012), e a análise dos dados resultantes realizada de acordo com Gibbs (2009). Os resultados apontaram a percepção de educação de qualidade oferecida Campus como uma importante oportunidade de ingresso em sucedido tanto no mercado de trabalho quanto nos estudos em nível superior. O conhecimento sobre a instituição antes de ingressar no curso mostrou-se bastante vago, dependendo quase exclusivamente do contato direto com alunos, ex-alunos e professores influenciadores. Pode-se observar, ainda, que os estudantes percebem a existência de integração entre as disciplinas e conteúdos estudados, mas não há uma reflexão acerca da concepção de formação integrada como a formação integral e omnilateral do ser humano, nos campos do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, numa perspectiva emancipatória, crítica e que favoreça o exercício pleno da cidadania.


Palavras-chave


Ensino Médio Integrado. Percepções. Discentes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.311-324p

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