Mix de marketing: um olhar dos consumidores palmenses sobre produto, preço, promoção e praça

Autores/as

  • Alan Barros Bitar Centro Universitário UniHorizontes

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i1.57-70p

Resumen

O marketing possibilita a criação e a entrega de valores para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O mix de marketing é um conjunto de ferramentas de marketing para satisfazer as necessidades dos clientes e construir um relacionamento duradouro com eles. Conhecer o mix de marketing é importante; assim, este trabalho teve como objetivo compreender a percepção dos consumidores sobre o mix de marketing no varejo supermercadista de Palmas - TO. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos para compreender o tema abordado; em seguida, aplicou-se questionário com questões do tipo “aberta” para 25 pessoas em diversos locais no município, visando compreender o “olhar” dos consumidores palmenses sobre os itens produto, preço, promoção e praça. Os respondentes da pesquisa alegaram que os supermercados onde eles fazem compras possuem preço adequado; fazem promoções constantes; têm uma praça de fácil acesso; apresentam, na maioria das vezes, variedade de produtos. Com base na pesquisa, conclui-se que todos os elementos do mix de marketing são atributos importantes no varejo supermercadista da cidade de Palmas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alan Barros Bitar, Centro Universitário UniHorizontes
    Mestre em Administração com Pós Garduação em Estrategia de Gestão pelo COPPEAD/UFRJ. Professor Universitário. Consultor de Inteligencia de Mercado.

Referencias

ARAGÃO, J. W. M; NETA, M. A. H. Metodologia científica. Salvador: UFBA, 2017.

CHURCHILL JR, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2015.

_____; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2006.

MARCONI, M. A. LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017.

SANDHSEN, R. L. Marketing básico. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

SCHUSTER, M. S.; DIAS, V. V.; BATTISTELLA, L. F. Marketing de intangíveis: a servicescape e o uso das evidências físicas para a projeção dos ambientes de serviço. Revista Tourism & Management Studies. Portugal, v. 12, n. 2, dez. 2016.

Publicado

2018-12-03

Número

Sección

Artigo Científico

Cómo citar

Mix de marketing: um olhar dos consumidores palmenses sobre produto, preço, promoção e praça. Revista Sítio Novo, v. 2, n. 1, p. 57–70, 3 dic.2018.