Verificação de similaridade (Plágio)

Todos os trabalhos submetidos à revista são submetidos à verificação de similaridade por meio da plataforma do Crossref Similarity Check powered by iThenticate (https://crosscheck.ithenticate.com), com o objetivo de identificar possíveis casos de plágio.

O relatório gerado na plataforma é analisado pelo Conselho Editorial,  pelo editor-chefe ou pelo editor assistente. Caso sejam encontrados indícios de plágio ou inconsistências na indicação de referências, o autor será solicitado a realizar as correções necessárias, com prazo determinado, para prosseguimento do fluxo editorial.

Se o trabalho apresentar uma alta porcentagem de similaridade ou caso as correções solicitadas não sejam implementadas, o manuscrito será rejeitado. Esse procedimento visa assegurar a originalidade dos conteúdos e manter os padrões éticos na publicação científica.

O manuscrito poderá ser rejeitado imediatamente, independentemente da fase em que se encontra no processo editorial, caso se comprove plágio ou autoplágio.