Jataí ACM SIGCSE Chapter: Um espaço de formação na educação em Computação

Críscilla Maia Costa Rezende, Esdras Lins Bispo Junior

Resumo


A Association for Computing Machinery (ACM) é a maior sociedade educacional e científica do mundo, possuindo membros profissionais e estudantes por todo o mundo. Uma das formas de a ACM materializar o seu propósito é por meio dos Grupos de Interesse Especial. O Special Interest Group on Computer Science Education (SIGCSE) é um dos Grupos de Interesse Especial mais antigos da ACM, focado especificamente na Educação em Computação. Ao redor do mundo, os principais objetivos dos capítulos locais do SIGCSE são: (i) promover o desejo de participar dos eventos do SIGCSE em uma determinada região; (ii) compartilhar ideias e problemas com colegas mais de uma vez ao ano; e (iii) ter uma organização local que encoraja boas práticas na Educação em Computação em universidades, escolas, empresas e organizações. Este trabalho apresenta um relato de experiência, no ano de 2018, sobre o Jataí ACM SIGCSE Chapter, o único capítulo da SIGCSE na América Latina. São apresentados o seu histórico, as suas parcerias e os resultados acadêmicos visíveis oriundos, direta ou indiretamente, da existência do capítulo na região. Constata-se que os objetivos supracitados foram satisfatoriamente alcançados no período mencionado.

Palavras-chave: Educação. Computação. Formação.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIATION FOR COMPUTING MACHINERY (ACM). ACM History. Disponível em: https://www. acm.org/about-acm/acm-history. Acesso em: 06 mar. 2019.

ASSOCIATION FOR COMPUTING MACHINERY (ACM). Find a Chapter Near You. Disponível em: https://www.acm.org/chapters/find-a-chapter. Acesso em: 21 mar. 2019.

ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Jataí, GO. Disponível em: http://www. atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/jatai_go. Acesso em: 10º fev. 2020.

ARAUJO, I. S.; MAZUR, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física. Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis, vol. 30, n. 2, p. 362-384, 2013. Disponível em: https:// www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/85464/000897618.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 fev. 2020.

BISPO JR, E. L. A Área de Pesquisa em Educação de Computação – NEC. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7-dc8VDN9oE. Acesso em: 25 mar. 2019.

BONILLA, M. H.; PRETTO, N. D. L. Movimentos colaborativos, tecnologias digitais e educação. In: Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 94, p. 1-240, jul./dez. 2015. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/download/3050/2785. Acesso em: 12 fev. 2020.

BRACKMANN, C. P.; CASALI, A.; BARONE, D. A. C.; HERNÁNDEZ, S. Pensamento Computacional: Panorama nas Américas. In: XVIII Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIEE), Salamanca, p. 197-202, 2016. Disponível em: https://www.researchgate. net/profile/Francisco_Garcia-Penalvo/publication/308063235_XVIII_Simposio_Internacional _de_Informatica_Educativa_SIIE_2016/links/57d8873508ae6399a3992c76/XVIII-Simposio-Internacional-de-Informatica-Educativa-SIIE-2016.pdf#page=197. Acesso em: 10 fev. 2020.

CARVALHO, F. A. Ensino e Aprendizagem de Demonstração por Indução em Teoria dos Grafos utilizando um Ambiente Visual de Algoritmos. 2017. 62 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Goiás, Jataí, Goiás, 2017.

CARVALHO, F. A.; BISPO JR., E. L. Ensino de Demonstração por Indução em Teoria dos Grafos utilizando um Ambiente Visual de Algoritmos. In: Anais do III Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano (ELICPIBID), p. 123, 2016. Disponível em: https://www. elicpibid.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Anais-ELICPIBID-2016-corrigido.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.

CARVALHO, F. A. et al. Ensino de Provas por Indução em Grafos utilizando uma Ferramenta Visual de Algoritmos. In: SÁNCHEZ, J. (Org.). Nuevas Ideas en Informática Educativa. 1. ed., Santiago: Universidad de Chile, 2017, p. 568-573. Disponível em: http:// www.tise.cl/volumen13/TISE2017/04.pdf. Acesso em 12 fev. 2020.

ELLIOT, J. Action research for educational change. McGraw-Hill Education: Milton Keynes, United Kingdom, 1991.

FINCHER, S.; PETRE, M. Mapping the territory. In: FINCHER, S.; PETRE, M. (Org) Computer Science Education Research, Londres: Routledge Falmer (Taylor & Francis Group), p. 1–8, 2004a.

FINCHER, S.; PETRE, M. A preface to pragmatics. . In: FINCHER, S.; PETRE, M. (Org) Computer Science Education Research, Londres: Routledge Falmer (Taylor & Francis Group), p. 9–17, 2004b.

HRABOWSKI, F. A. Pursuing the dream: A 50-year perspective on american society, technology, and inclusion in computing. In: Association for Computing Machinery (ACM). Proceedings of the 50th ACM Technical Symposium on Computer Science Education (SIGCSE), New York, p. 1, 2019. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/ 3287324.3290951. Acesso em 12 fev. 2020.

IBGE. Brasil em Síntese - Jataí-2018. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/ jatai/panorama. Acesso em: 3 abr. 2019.

KEMMIS, S., MCTAGGART, R.; NIXON, R. The action research planner: Doing critical participatory action research. Springer Science & Business Media, 2013a.

KEMMIS, S. et al. Changing practices, changing education. Singapura: Springer Science & Business Media, 2013b.

KEVAN, J. M.; RYAN, P. R. Experience API: Flexible, decentralized and activity-centric data collection. In: SPRINGER LINK. Technology, Knowledge and Learning, 21, p. 143-149, abr. 2016. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10758-015-9260-x. Acesso em: 11 fev. 2020.

LISHINSKI, A. et al. Methodological rigor and theoretical foundations of CS education research. In: Association for Computing Machinery (ACM). Proceedings of the 2016 ACM Conference on International Computing Education Research, Melbourne, p. 161–169, 2016. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/2960310.2960328. Acesso em 12 fev. 2020.

PREFEITURA DE JATAÍ. Jataí Cidade das Oportunidades de Negócio e da Inovação. Disponível em: http://www.jatai.go.gov.br/cidade-jatai/. Acesso em: 1º abr. 2019.

REZENDE, C. M. C.; BISPO JR., E. L. Uso da Linguagem Scratch no Ensino de Programação para Licenciandos em Física. In: Anais do III Encontro de Pesquisa em Educação do Sudoeste Goiano (ELPED). Rio Verde, 2018a. Disponível em: https:// www.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/ciclo/article/view/847/677. Acesso em: 12 fev. 2020.

REZENDE, C. M. C.; BISPO JR., E. L. Comparison between the Use of Pseudocode and Visual Programming in Programming Teaching: An evaluation from Scratch tool. In: 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2018b. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/iel7/8390719/8398632/08399305.pdf . Acesso em 12 fev. 2020.

REZENDE, C. M. C.; BISPO JR., E. L. Comparison between Pseudocode Usage and Visual Programming with Scratch in Programming Teaching. In: XIII Latin American Conference on Learning Technologies, p. 1-7, 2018c. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/ abstract/document/8783348/ . Acesso em 12 fev. 2020.

REZENDE, C. M. C.; BISPO JR., E. L. Uso da Linguagem Scratch no Ensino para Licenciando em Física. In: MACHADO, M. W. K. (Org.). Impactos das Tecnologias nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas IV. Ponta Grossa: Editora Atena, 1 ed., p. 41-49, 2019. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/2181. Acesso em 12 fev. 2020.

SANT’ANNA, F. V. F. T. Criação e utilização de um MOOC (Massive Open Online Course) como recurso didático no ensino-aprendizagem de algoritmos e programação. 2017. 83 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação), Universidade Federal de Goiás, Jataí, Goiás, 2017.

SANT’ANNA, F. V. F. T.; BOAVENTURA, A. P. V. Criação e utilização de curso EAD como reforço às aulas presenciais de algoritmos e programação. In: Anais do II SIMPÓSIO DE PESQUISA EM COMPUTAÇÃO (SPC). Jataí, 2017. Disponível em: http:// conferencias.ifg.edu.br/aspc/SPC-02. Acesso em: 11 fev. 2020.

SCHOEFFEL, P.; WAZLAWICK, R. S.; RAMOS, V. Impact of pre-university factors on the motivation and performance of undergraduate students in software engineering. In: Proceedings of IEEE 30th Conference on Software Engineering Education and Training (CSEET), p. 266–275, 2017. Disponível em: http://ieexplore.ieee.org/abstract/document/ 8166714. Acesso em: 11 fev. 2020.

SIGCSE. Special Interest Group on Computer Science Education (SIGCSE), 2019. Disponível em: https://sigcse.org/sigcse/about/profile. Acesso em: 6 mar. 2019.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Editora, 18 ed., 2011.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443–466, set/dez., 2005. Disponível em: http://w.scielo.br/pdf/ep/v31n3/ a09v31n3. Acesso em: 11 fev. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts