Mobile application and technology as a motivational support to the learning process of Art/Music

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i1.23-39p

Resumo

The use of information and communication technology (ICT) in education is a relevant research question. With the improvement of technology, the use of mobile phones by the students is more and more common in the classroom, enabling an appropriate environment for mobile learning (m-learning). This paper analyzes how Art/Music students in Brazilian context of technical high schools education can be motivated in auxiliary research with these technologies support to build and optimize their own Art knowledge. Its approach is how the teachers can use applications as an useful help in the teaching and learning process.

Biografia do Autor

Jônatas Alvarenga Carvalho, Instituto Federal do Tocantins

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdades Cathedral de Ensino Superior (2009) e especialização Latu senso em Telemática pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (Em andamento). Atualmente presta consultoria para o Centro Interamericano de Administração Tributára - CIAT na área de requisitos para sistemas tributários e também atua como Consultor especialista em desenvolvimento de sistemas para a Secretaria de Fazenda do Tocantins. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando a mais de 12 anos em desenvolvimento e implantação de sistemas em diversos segmentos do mercado. Possui vivência no ambiente de T.I com atuação nas seguintes funções: Gerencia de Projetos, Análise de Sistemas, Análise de Requisitos, Análise Negocial, Desenvolvimento de sistemas em plataforma baixa utilizando variadas linguagens de programação e Consultorias na área de T.I e gestão tributária. Atualmente busca se aperfeiçoar nas tecnologias emergentes, em especial voltadas para desenvolvimento de soluções aplicadas a dispositivos móveis (Smartphones), técnicas ágeis de desenvolvimento, modelagem computacional de sistemas, aperfeiçoamento em estimativas para projetos de desenvolvimento de sistemas, Engenharia de Software e novas técnicas de comunicação.

Referências

ALLY, Mohamed; PRIETO-BLÁZQUEZ, Josep. What is the future of mobile learning in education?. In: Revista de la Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC), vol. 11, n.1. p. 142-151, 2014. Available from: <https://link.springer.com/content/pdf/10.7238%2Frusc.v11i1.2033.pdf>. Access: 03 jan. 2018.

BRASIL. Lei nº 11.769 de 18 de agosto de 2008. Estabelece a música como conteúdo obrigatório. In: Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 19 ago. 2008. Available from: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm>. Access: 10 jan. 2018.

CAMACHO, Carmem Maria de P.. Recursos tecnológicos e motivação para a aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2017. Available from: <http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6042/3/DM_Carmen_Camacho.pdf>. Access: 20 dec. 2017.

CHEN, C. W. J.. Mobile learning in music education. In: RUTHMANN, S. A.; MANTIE, R. (Ed.). The Oxford Handbook of Technology and Music Education, 2018, p.1-10. Available from: <https://www.researchgate.net/publication/322592634_Mobile_Learning_in_Music_Education>. Access: 23 apr. 2018.

COMAZETTO, L. R. et al. A Geração Y no Mercado de Trabalho: um estudo comparativo entre gerações. In: Psicologia: Ciência e Profissão jan/mar. 2016, Vol.36 Nº 1, p. 145-157. Avaiable from: < http://www.scielo.br/pdf/pcp/v36n1/1982-3703-pcp-36-1-0145.pdf>. Access: 19 nov. 2018.

FARLEY, H. et al., How do students use their mobile devices to support learning? a case study from an Australian Regional University. In: Journal of Interactive Media in Education, 2015(1): 14, p. 1–13. Available from: <https://jime.open.ac.uk/articles/10.5334/jime.ar/>. Access: 21 apr. 2018.

FRANCHI, Luiz Eduardo; BLANCO, Sonia Maria R.. Celular na aula de música: com utilização no ensino dos alunos da 8ª série do ensino fundamental de uma escola pública em Belém Pará. In: IX ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ABEM, Boa Vista/RR. Anais eletrônicos. Boa Vista: ABEM, 2016. Available from: <http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/ixencontroregnt/reg_norte2016/paper/viewFile/1574/767>. Access: 17 oct. 2017.

MAGALHÃES, Walena de Almeida M.. Os Desafios do uso da internet para a pesquisa no ensino superior. In: Revista Práxis Evangélica, vol. 20, p. 121-129, nov., 2012. FTSA: Londrina/PR, 2012.

SCHMITT, Beatriz D..; MEDEIROS, Jéssica Cristina. Pesquisa-ação: direcionamento das produções de artigos científicos da área de educação física e saúde. In: Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul. Ano 15, vol. 15, n 3 - jul.-set., 2014. Available from: <https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/viewFile/5171/3898>. Access: 09 aug. 2017.

SILVA, Nuno Miguel N.. da. Integração das novas tecnologias no processo educativo do ensino especializado em música. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Universidade de Aveiro: Aveiro, 2016. Available from: <http://ria.ua.pt/bitstream/10773/17687/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Mestrado%20final.pdf>. Access: 25 jan. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-03

Como Citar

MAGALHÃES, Diogo Souza; MONTEIRO, Jefferson José Galvão; CARVALHO, Jônatas Alvarenga; MAGALHÃES, Walena Almeida Marçal; MONTEIRO, Cláudio de Castro. Mobile application and technology as a motivational support to the learning process of Art/Music. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 2, n. 1, p. 23–39, 2018. DOI: 10.47236/2594-7036.2018.v2.i1.23-39p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/111. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico