Arte no ensino das Ciências Exatas: a produção de vídeos no processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i3.19-27pPalavras-chave:
Arte. Ensino de Química. Produção de vídeosResumo
Este artigo descreve a criação de vídeos por estudantes do Ensino Médio do Campus Gurupi do Instituto Federal do Tocantins – IFTO na disciplina de Química III. O texto tem por objetivo geral avaliar uma proposta metodológica para o ensino do componente curricular de Química (hidrocarbonetos e isomeria plana) com o uso de mídias visuais, a fim de promover o aprendizado. Para isso, a metodologia utilizada foi a de produção de vídeos criativos em forma de paródia, animação e de técnica sistematizada, que contribuíram de forma significativa para que os estudantes aprendessem o conteúdo proposto. Após a análise dos vídeos, bem como do questionário aplicado para referendar os resultados, concluiu-se que a produção de vídeo pode ser um instrumento valioso no ensino e aprendizagem nas aulas de Química.Downloads
Métricas
Referências
ARROIO A.; GIORDAN M. O Vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino. 2020 [?]. Disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/meqvt/disciplina/biblioteca/artigos/arroio_giordan.pdf. Acesso em: 7 out. 2020.
CALLEGARIO, L.J. e BORGES, M.N. Aplicação do vídeo “Química na Cozinha” na sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15, 21 a 24 de julho de 2010. Caderno de resumos. Brasília: 2010.
COUTINHO, L. R.; HUSSEIN, F. R. G. e S.. A música como recurso didático no ensino de química. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, Águas de Lindóia, 2013. Águas de Lindóia. Anais [...]. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1319-1.pdf. Acesso em: 16 fev. 2020.
GEHLEN, S. T. et al. Freire e Vigotski no contexto da educação em ciências: aproximações e distanciamentos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 2, n. 10, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/r8wwMNp4VWdMQZms5W7qkrM/?lang=pt. Acesso em: 7 out. 2020.
LAUTHARTTE, L. C.; JÚNIOR, W. E. F. Bulas de Medicamentos, Vídeo Educativo e Biopirataria: Uma Experiência Didática em Uma Escola Pública de Porto Velho – RO. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ), Brasília, 2010. Anais [...]. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0487-1.pdf. Acesso em: 7 out. 2020.
MANDARINO, M.C.F. Organizando o trabalho com vídeo em sala de aula. Morpheus – Revista Eletrônica em Ciências Humanas, v. 1, n. 1, 2002. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/morpheus/article/view/4014/3582. Acesso em: 7 out. 2020.
MARCELINO. C. A. C. J. et al. Perfumes e Essências: A utilização de um vídeo na abordagem de funções orgânicas. In: Ix Congreso Internacional Sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 2013. Anais [...]. Disponível: http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarSalaAula.php?idSalaAula=45. Acesso em: 7 out. 2020.
MORAN, J. As mídias na educação: desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 1991.
PEIXOTO, J.; ARAÚJO, C. H. Tecnologia e Educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 253-268, jan.-mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fKjYHb7qD8nK4MWQZFchr6K/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 7 out. 2020.
Concessão dos estudantes. Figuras cedidas pelos estudantes. Gurupi, 2020.
REZENDE, L. A.; STRUCHINER, M. Uma proposta pedagógica para produção e utilização de materiais audiovisuais no ensino de ciências: análise de um vídeo sobre entomologia. Alexandria, Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 45-66, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37914/28951. Acesso em: 7 out. 2020.
SILVA, V. P. B. et al. Paródia Musical: Instrumento Estimulador e facilitador na dinâmica da aprendizagem. In: IV Congresso Nacional Educação, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/34988. Acesso em: 10 mar. 2021.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CRISTIANO TENÓRIO DOS SANTOS, Darlene de Carvalho Silva, Adailson Costa dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.














