Arte no ensino das Ciências Exatas: a produção de vídeos no processo de ensino e aprendizagem

CRISTIANO TENÓRIO DOS SANTOS, Darlene de Carvalho Silva, Adailson Costa dos Santos

Resumo


Este artigo descreve a criação de vídeos por estudantes do Ensino Médio do Campus Gurupi do Instituto Federal do Tocantins – IFTO na disciplina de Química III. O texto tem por objetivo geral avaliar uma proposta metodológica para o ensino do componente curricular de Química (hidrocarbonetos e isomeria plana) com o uso de mídias visuais, a fim de promover o aprendizado. Para isso, a metodologia utilizada foi a de produção de vídeos criativos em forma de paródia, animação e de técnica sistematizada, que contribuíram de forma significativa para que os estudantes aprendessem o conteúdo proposto. Após a análise dos vídeos, bem como do questionário aplicado para referendar os resultados, concluiu-se que a produção de vídeo pode ser um instrumento valioso no ensino e aprendizagem nas aulas de Química.

Palavras-chave


Arte. Ensino de Química. Produção de vídeos

Texto completo:

PDF

Referências


ARROIO A.; GIORDAN M. O Vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino. 2020 [?]. Disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/meqvt/disciplina/biblioteca/artigos/arroio_giordan.pdf. Acesso em: 7 out. 2020.

CALLEGARIO, L.J. e BORGES, M.N. Aplicação do vídeo “Química na Cozinha” na sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15, 21 a 24 de julho de 2010. Caderno de resumos. Brasília: 2010.

COUTINHO, L. R.; HUSSEIN, F. R. G. e S.. A música como recurso didático no ensino de química. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, Águas de Lindóia, 2013. Águas de Lindóia. Anais [...]. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1319-1.pdf. Acesso em: 16 fev. 2020.

GEHLEN, S. T. et al. Freire e Vigotski no contexto da educação em ciências: aproximações e distanciamentos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 2, n. 10, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/r8wwMNp4VWdMQZms5W7qkrM/?lang=pt. Acesso em: 7 out. 2020.

LAUTHARTTE, L. C.; JÚNIOR, W. E. F. Bulas de Medicamentos, Vídeo Educativo e Biopirataria: Uma Experiência Didática em Uma Escola Pública de Porto Velho – RO. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ), Brasília, 2010. Anais [...]. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0487-1.pdf. Acesso em: 7 out. 2020.

MANDARINO, M.C.F. Organizando o trabalho com vídeo em sala de aula. Morpheus – Revista Eletrônica em Ciências Humanas, v. 1, n. 1, 2002. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/morpheus/article/view/4014/3582. Acesso em: 7 out. 2020.

MARCELINO. C. A. C. J. et al. Perfumes e Essências: A utilização de um vídeo na abordagem de funções orgânicas. In: Ix Congreso Internacional Sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 2013. Anais [...]. Disponível: http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarSalaAula.php?idSalaAula=45. Acesso em: 7 out. 2020.

MORAN, J. As mídias na educação: desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 1991.

PEIXOTO, J.; ARAÚJO, C. H. Tecnologia e Educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 253-268, jan.-mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fKjYHb7qD8nK4MWQZFchr6K/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 7 out. 2020.

Concessão dos estudantes. Figuras cedidas pelos estudantes. Gurupi, 2020.

REZENDE, L. A.; STRUCHINER, M. Uma proposta pedagógica para produção e utilização de materiais audiovisuais no ensino de ciências: análise de um vídeo sobre entomologia. Alexandria, Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 45-66, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37914/28951. Acesso em: 7 out. 2020.

SILVA, V. P. B. et al. Paródia Musical: Instrumento Estimulador e facilitador na dinâmica da aprendizagem. In: IV Congresso Nacional Educação, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/34988. Acesso em: 10 mar. 2021.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.




DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i3.19-27p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts Latindex – Interciencia PortuguêsSubmissões


Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade:

Crossref Similarity Check