O uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem e suas intervenções em escolas do/no campo
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i1.71-78pResumo
O presente artigo tem por finalidade refletir sobre o jogo didático como instrumento de aprendizagem em sala de aula, buscando identificar suas contribuições para a aprendizagem dos educandos no momento da assimilação dos conteúdos em uma escola do/no campo. Para isso, como metodologia, foram realizadas pesquisas bibliográficas relacionadas às temáticas Diversidade e Educação Inclusiva e Vertebrados, concomitantemente à vivência do Tempo Comunidade. Na oportunidade, buscou-se pensar maneiras de trabalhar conteúdos das ciências naturais com uma classe que apresenta educandos portadores de necessidades especiais. Através de avaliação, obtivemos dados que nos permitiram perceber a grande importância da utilização de jogos didáticos como um instrumento pedagógico nas salas de aula, pois estes despertam a curiosidade dos educandos, além de fomentar uma troca de ideias entre eles e os professores, tornando lúdica e prazerosa a aprendizagem em sala de aula.Downloads
Métricas
Referências
AGUIAR, Denise. O ensino da matemática através de jogos nas séries iniciais. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/monografia-ensino-matematica-atraves-jogos-series-iniciais/. Acesso: out. 2018.
BARBOSA, L.M.S. A psicopedagogia e o momento do aprender. São José dos Campos: Pulso, 2006.
BROUGERE,Gilles. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998.
GROSS, Pillar Esther. Veritek e cia. Jogos para alfabetização. Porto Alegre: Edelbra, s.d., 111 p.
KISHIMOTO, Tisuko Morchida. O jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MRECH, M. Leny. O uso de brinquedos e jogos na intervenção psicopedagógica de crianças com necessidades especiais. São Paulo: Cortez, 2001.
PIAGET, Jean. O Juízo Moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.
___________. A Formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
___________. Psicologia e Pedagogia: a resposta do grande psicólogo aos problemas de ensino. São Paulo: Forense, 1970.
SILVEIRA, Maria Joanete Martins (Org.). O ensino e o lúdico. Santa Maria: Multipress, 1998. 67 p.
SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. 2004. 218 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, 2004.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.














