Metodologia da problematização e o ensino de reanimação cardiopulmonar: contribuições para a aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i2.37-51p

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ensino de reanimação cardiopulmonar. Metodologia da problematização. Primeiros socorros na EPT.

Resumo

A inserção do ensino de reanimação cardiopulmonar (RCP) nas escolas pode ser um contributo para a formação de futuros cidadãos com capacidade para prestar a assistência necessária em caso de uma parada cardiorrespiratória (PCR), além de servirem como veiculadores e multiplicadores de informações sobre esse conteúdo. Partindo desse contexto, esta pesquisa tem como finalidade investigar o uso da metodologia da problematização no ensino de reanimação cardiopulmonar (RCP) e como sua utilização poderia contribuir no processo de ensino e aprendizagem desse tema. Objetiva-se analisar os contributos da metodologia da problematização no ensino de reanimação cardiopulmonar para a aprendizagem de primeiros socorros entre alunos dos cursos de Tecnologia em Agroindústria, Tecnologia em Gastronomia e Técnico em Alimentos do Campus Ubajara, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório. A metodologia consistiu na aplicação de questionários abertos semiestruturados aos participantes e para processamento dos dados utilizou-se o software IRAMUTEQ. Como resultado, constatou-se que a metodologia utilizada em aulas anteriores sobre o ensino de RCP estava deficitário, e, a partir das sugestões dos participantes, foi proposto o uso de uma nova metodologia de ensino. Como conclusão, pôde-se perceber que o uso da metodologia da problematização pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem sobre a temática. Para tal, foi proposto como produto educacional um manual didático sobre RCP contextualizada com a metodologia da problematização.

Biografia do Autor

Diego de Sousa Pontes, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no Instituto Federal do Piauí - IFPI. Enfermeiro pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Especialista em Urgência, Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar pela Faculdade UniBF.

Rafael Fermandes de Mesquita, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar-UnP, com intercâmbio doutoral desenvolvido na University of British Columbia, Vancouver-Canadá. Mestre e Bacharel em Administração de Empresas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no Instituto Federal do Piauí - IFPI. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos Organizacionais no Nordeste - NEON".

Adauto de Vasconcelos Montenegro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Psicólogo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Ceará, tendo pesquisado na área de Psicologia do Trabalho e das Organizações.

Laelson Rochelle Milanês Sousa, Universidade de São Paulo - USP

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP - da Universidade de São Paulo. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí e Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí. 

Emanoela Moreira Maciel, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Professora do Instituto Federal do Piauí. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. 

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

PONTES, Diego de Sousa; MESQUITA, Rafael Fermandes de; MONTENEGRO, Adauto de Vasconcelos; SOUSA, Laelson Rochelle Milanês; MACIEL, Emanoela Moreira. Metodologia da problematização e o ensino de reanimação cardiopulmonar: contribuições para a aprendizagem. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 7, n. 2, p. 37–51, 2023. DOI: 10.47236/2594-7036.2023.v7.i2.37-51p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1309. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico

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