Metodologia da problematização e o ensino de reanimação cardiopulmonar: contribuições para a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i2.37-51pPalavras-chave:
Aprendizagem. Ensino de reanimação cardiopulmonar. Metodologia da problematização. Primeiros socorros na EPT.Resumo
A inserção do ensino de reanimação cardiopulmonar (RCP) nas escolas pode ser um contributo para a formação de futuros cidadãos com capacidade para prestar a assistência necessária em caso de uma parada cardiorrespiratória (PCR), além de servirem como veiculadores e multiplicadores de informações sobre esse conteúdo. Partindo desse contexto, esta pesquisa tem como finalidade investigar o uso da metodologia da problematização no ensino de reanimação cardiopulmonar (RCP) e como sua utilização poderia contribuir no processo de ensino e aprendizagem desse tema. Objetiva-se analisar os contributos da metodologia da problematização no ensino de reanimação cardiopulmonar para a aprendizagem de primeiros socorros entre alunos dos cursos de Tecnologia em Agroindústria, Tecnologia em Gastronomia e Técnico em Alimentos do Campus Ubajara, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório. A metodologia consistiu na aplicação de questionários abertos semiestruturados aos participantes e para processamento dos dados utilizou-se o software IRAMUTEQ. Como resultado, constatou-se que a metodologia utilizada em aulas anteriores sobre o ensino de RCP estava deficitário, e, a partir das sugestões dos participantes, foi proposto o uso de uma nova metodologia de ensino. Como conclusão, pôde-se perceber que o uso da metodologia da problematização pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem sobre a temática. Para tal, foi proposto como produto educacional um manual didático sobre RCP contextualizada com a metodologia da problematização.Referências
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