A educação colonial brasileira em pesquisas científicas: uma análise das concepções de infância
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i2.52-65pPalavras-chave:
Catequese. Companhia de Jesus. Educação colonial. Infância.Resumo
O presente artigo expõe informações apresentadas em pesquisas científicas sobre as concepções de infância no Brasil colonial presentes nos relatos dos padres da Companhia de Jesus. Por meio deste trabalho, busca-se apontar alguns aspectos relativos à base documental sobre a atuação dos padres jesuítas no Brasil e apresentar uma ideia de como se constituía a infância brasileira antes da chegada dos padres, desenvolvida dentro das comunidades indígenas, além de trazer aspectos evangelísticos e metodológicos do ensino jesuítico. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico realizada a partir de buscas em bases de dados de trabalhos acadêmicos, sendo eles: SciELO, Portal de Periódicos da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico, dos quais retiraram-se textos de vários autores brasileiros que escreveram teses, dissertações e artigos sobre o assunto. A partir dessas bases, o artigo traz pontos importantes sobre a infância no Brasil colonial pela perspectiva de pesquisadores que estudaram a Companhia de Jesus e apresentaram aspectos desses processos de aculturação que estão em nossa herança cultural.Downloads
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