As brincadeiras cantadas na Educação Infantil: aproximações de um estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i3.48-59pPalavras-chave:
Brincadeiras cantadas. Brincadeiras de roda. Educação Infantil. Estado da arte.Resumo
Teóricos afirmam que as brincadeiras cantadas favorecem o desenvolvimento social da criança, na descoberta individual, gerando a percepção das linguagens verbais e não verbais e na formação do pensamento (SILVA, 2016; MAFFIOLETTI, 2004; PAIVA, 2000). Além disso, tais manifestações lúdicas ocupam um lugar afetivo e cultural na infância. Foi observado em uma experiência de estágio que os professores utilizaram as brincadeiras cantadas, de duas formas, aparentemente sem intenção pedagógica: valendo-se da TV, para distrair as crianças, ou antes de irem embora, para preencher o tempo na rotina do dia. O presente trabalho visa discutir como os professores podem propor essa manifestação cultural de modo a contribuir para o desenvolvimento infantil. Para tanto, optou-se por realizar um “Estado da arte” ou “Estado do conhecimento”, que permitiu encontrar e identificar apontamentos e orientações que pesquisadores têm feito para o trabalho docente com esta manifestação cultural. Concluiu-se que se trata de um tema que carece de estudos e publicações. Os achados destacam o papel do professor que planeja, organiza, propõe, brinca junto e complexifica paulatinamente as brincadeiras de roda ao longo da Educação Infantil.Referências
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