Educação Ambiental no Referencial Curricular Pedagógico para a Educação Infantil do Município de Araguaína

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.15-28p

Palavras-chave:

Documentos Curriculares, Educação Ambiental, Educação Infantil, Meio Ambiente, Sustentabilidade

Resumo

No cenário nacional, a Educação Ambiental desempenha um papel importante, tendo em vista as diferentes realidades geográficas, sociais e históricas que compõem o solo brasileiro. Partindo deste conhecimento de que os projetos educacionais influenciam e contribuem para uma sociedade mais sustentável, este trabalho busca analisar como o tema Educação Ambiental (EA) está referenciado na Educação Infantil (EI) através de um estudo dos seus documentos orientadores. Assim, pesquisou-se como a Lei da Educação Ambiental está inserida nos documentos que regulam a Educação Infantil do município de Araguaína/TO, como também a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento Curricular do Tocantins: Educação Infantil, e o Referencial Curricular Pedagógico para a Educação Infantil do município de Araguaína dialogando com autores que tratam do tema. A metodologia utilizada é a de uma pesquisa qualitativa, através dos tipos de pesquisa bibliográfica e documental. Observou-se que, embora a EA possua uma ampla legislação e uma política educacional específicas, ao ter contato com os documentos estudados, percebe-se que há ali o cumprimento da obrigação legal em inserir tal temática nos textos. Contudo, há pouco lugar de destaque sobre o assunto, ainda que haja as características citadas e não seja um assunto recente na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Patrícia Sousa da Silva Cunha, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Pós-graduanda do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Docente em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Campus Araguaína, do Instituto Federal do Tocantins - IFTO. *patricia.cunha2@estudante.ifto.edu.br.  ORCID:  https://orcid.org/0009-0002-9804-9154

Sara José Soares, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins - PPGLLIT-UFNT. Professora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Docente em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Campus Araguaína, do Instituto Federal do Tocantins - IFTO.  *sarapercy@ifto.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7586-0086.

Shisley da Silva Valadão, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins - PPGLLIT-UFNT. *shisleyvaladao2023@gmail.com.  ORCID: https://orcid.org/0009-0001-9208-9799.

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

CUNHA, Patrícia Sousa da Silva; SOARES, Sara José; VALADÃO, Shisley da Silva. Educação Ambiental no Referencial Curricular Pedagógico para a Educação Infantil do Município de Araguaína. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 8, n. 4, p. 15–28, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.15-28p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1430. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

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Artigo Científico

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