Educação Ambiental no Referencial Curricular Pedagógico para a Educação Infantil do Município de Araguaína
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.15-28pPalavras-chave:
Documentos Curriculares, Educação Ambiental, Educação Infantil, Meio Ambiente, SustentabilidadeResumo
No cenário nacional, a Educação Ambiental desempenha um papel importante, tendo em vista as diferentes realidades geográficas, sociais e históricas que compõem o solo brasileiro. Partindo deste conhecimento de que os projetos educacionais influenciam e contribuem para uma sociedade mais sustentável, este trabalho busca analisar como o tema Educação Ambiental (EA) está referenciado na Educação Infantil (EI) através de um estudo dos seus documentos orientadores. Assim, pesquisou-se como a Lei da Educação Ambiental está inserida nos documentos que regulam a Educação Infantil do município de Araguaína/TO, como também a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento Curricular do Tocantins: Educação Infantil, e o Referencial Curricular Pedagógico para a Educação Infantil do município de Araguaína dialogando com autores que tratam do tema. A metodologia utilizada é a de uma pesquisa qualitativa, através dos tipos de pesquisa bibliográfica e documental. Observou-se que, embora a EA possua uma ampla legislação e uma política educacional específicas, ao ter contato com os documentos estudados, percebe-se que há ali o cumprimento da obrigação legal em inserir tal temática nos textos. Contudo, há pouco lugar de destaque sobre o assunto, ainda que haja as características citadas e não seja um assunto recente na sociedade brasileira.Referências
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