Concreto com adição de pérolas de poliestireno expandido
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i3.16-24pPalavras-chave:
Agregado leve. Concreto leve. Pérolas de EPS.Resumo
A utilização do Concreto Leve pode trazer benefícios tanto técnicos como financeiros em comparação ao concreto tradicional. Nesse sentido, a análise do comportamento mecânico do concreto com adição de pérolas de poliestireno expandido (EPS) realizados nesta pesquisa, visa contribuir no desenvolvimento de concretos com agregados leves. Para tanto, a porcentagem de agregado leve incorporado na matriz cimentícia foi a principal variável avaliada (20 a 50 % em relação ao volume total de material) por meio da determinação da resistência à compressão aos 21 dias de cura, além da massa específica do concreto no estado fresco. Os resultados possibilitaram a fabricação de matrizes cimentícias leves com propriedades de compressão e massa específica bastante interessantes. De maneira geral, observou-se que o acréscimo no teor de EPS proporcionou um impacto significativo na resistência à compressão (redução de 63,9 MPa - T1 para 18,9 MPa - T5). Considerando a faixa de variação de EPS avaliada, os resultados obtidos demonstraram que as diversas misturas cimentícias possuem massa específicas inferiores a de concretos convencionais, mas ainda podem ser utilizadas como concretos estruturais com resistências razoáveis (T2, T3 e T4) ou com baixa resistência (T5). Neste sentido, esta pesquisa demonstra a possibilidade deste material desempenhar um papel importante na propagação do concreto leve com a incorporação de EPS em projetos de construção civil em todo o país.Downloads
Métricas
Referências
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 5738: Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro, 2016.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 5739: Concreto – Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 2018.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 8953: Concreto para fins estruturais — Classificação pela massa específica, por grupos de resistência e consistência. Rio de Janeiro, 2015a.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9833: Concreto – Determinação da massa específica, do rendimento e do teor de ar pelo método gravimétrico. Rio de Janeiro, 2009.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 16697: Cimento Portland - Requisitos. Rio de Janeiro, 2018.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 12655: Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação - Procedimento. Rio de Janeiro, 2015.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NM 35: Agregados Leves para Concreto Estrutural – Especificações. Rio de Janeiro, 2019.
BELINE, E. L.; ANGELOTTI, A. M.; COELHO, T. M.; SANTOS, B. S. Substituição de agregados graúdos do concreto por materiais alternativos na fabricação de elementos não estruturais em concreto leve. IX Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial (IX EEPA), 2015.
CASTRO, A. L.; PANDOLFELLI, V. C. Conceitos de dispersão e empacotamento de partículas para a produção de concretos especiais aplicados na construção civil. Departamento de Engenharia de Materiais, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
CATOIA, T. Concreto Ultraleve® estrutural com pérolas de EPS: caracterização do material e estudo de sua aplicação em lajes. 2012. 153p. Tese (Doutorado em Engenharia de Estruturas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2012.
DALY, A. F. Use of lightweight aggregate concrete in bridges. In: Second International Symposium of Structural Lightweight Aggregate Concrete. Kristiansand, Noruega, 2000.
DIAS, Romel. Análise Experimental Do Concreto De Pós Reativos: Dosagem E Propriedades Mecânicas. Tese (Doutorado em Engenharia de Estruturas) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.
IBRACON. Sistemas construtivos paredes de concreto, alvenaria estrutural e
pré-fabricados de concreto, São Paulo, 2018. Disponível em:
<http://ibracon.org.br/site_revista/concreto_construcoes/pdfs/revista90.pdf>. Acesso em 28 de
junho de 2023.
MISURELLI, H., MASSUDA, C. Como construir Paredes de Concreto. Revista TÉCHNE, Edição: 147, 2009. Disponível em:< https://docplayer.com.br/1653308-Como-construir-paredes-de-concreto.html>.
Acesso em: 15 de maio de 2023.
MONCADA, J.E.C.M.; FLOR, L.D.S; SILVA, V. A; PACHECO, J.S. Estudo da adição de argila expandida e EPS como agregados na elaboração de concreto leve. Revista Teccen. 2019 Jan/Jun; 12 (1): 02-07.
ROSSIGNOLO, J. A. Concreto leve estrutural: produção, propriedades, microestrutura e aplicações. 1ª Edição. São Paulo: Editora Pini, 2009.
SCHUH, P. D. M. O uso do EPS na construção civil: estudo comparativo entre concreto leve com EPS e o concreto convencional. Trabalho de conclusão de curso: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), 2017.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.