Capacitismo na Educação Profissional e Tecnológica de pessoas com TEA: desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1675

Palavras-chave:

Capacitismo, Educação Profissional e Tecnológica, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O capacitismo é uma forma de discriminação contra as pessoas com deficiência e, por estar muito presente no ambiente escolar, pode proporcionar prejuízos ao desenvolvimento educacional da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). O presente trabalho objetiva analisar as perspectivas dos alunos do ensino superior de uma instituição pública do norte do país, egressos do Ensino Médio Integrado que foram diagnosticados com TEA e o efeito destas práticas capacitistas no ambiente escolar, que podem ter interferido no seu desempenho acadêmico e pessoal. Com este fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória, de caráter aplicado, por meio de questionários google forms aplicados a esses alunos.  Para analisar os dados, foi utilizado o método de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). Os resultados encontrados, apontam que houve atitudes capacitistas na vida escolar destes alunos, durante seu percurso estudantil, e que estas atitudes afetaram os alunos em sua trajetória pessoal e acadêmica.

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Biografia do Autor

Alana Macêdo Silva, Instituto Federal do Tocantins

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: alana.silva3@estudante.ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org//0009-0008-0294-7894.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8619965837595441.

Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Instituto Federal do Tocantins

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora do Instituto Federal do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: marysenna@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4112-5470. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1745769805611202.

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Instituto Federal do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: riva@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6568-7910. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0253765727453200.

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília. Professor do Instituto Federal do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: weimar@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5642-6049. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3043820195417966.

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-05-05

Como Citar

SILVA, Alana Macêdo; SENNA, Mary Lúcia Gomes Silveira de; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; CASTILHO, Weimar Silva. Capacitismo na Educação Profissional e Tecnológica de pessoas com TEA: desafios e perspectivas. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1675, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1675. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1675. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico