O perfil do estudante ingressante nos cursos técnicos integrados do Campus Porto Nacional, do IFTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1702

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Estudante, Ingressante, Institutos Federais, Perfil estudantil

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer o perfil das turmas ingressantes nas primeiras séries dos cursos técnicos do Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Para tanto, adotou-se uma metodologia de natureza quali-quantitativa, conforme preconizado por Creswell e Clark (2013), envolvendo 99 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Meio Ambiente, Administração e Informática para Internet. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários semiestruturados e entrevistas. A fundamentação teórica do estudo foi apoiada em autores como Juarez Dayrell, que investiga a juventude em contextos de vulnerabilidade social; Bernard Charlot, que estuda a relação dos alunos com o saber e a escola em contextos populares; Gaudêncio Frigotto, que aborda a educação profissional e tecnológica em suas relações com o capitalismo; e Cipriano Luckesi, especialista na área de avaliação educacional. Este estudo espera contribuir para a compreensão do perfil dos ingressantes, subsidiando intervenções pedagógicas e políticas institucionais, e sugere que pesquisas futuras aprofundem questões como a decisão pela escolha do curso, os motivos para estudar no IFTO, e as disciplinas com maiores dificuldades, visando à melhoria da permanência e do êxito estudantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilene Dantas Sepulvida, Instituto Federal do Tocantins

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Tocantins. Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Endereço eltrônico: marilene.sepulvida@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-9300-7014. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6480984810182580.

José Carlos da Silveira Freire, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor da Universidade Federal do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: cfreire@mail.uft.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6798-6164. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9140963267227040.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 12 nov. 2024.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=7234&ano=2010&ato=b10MzYU5EMVpWT28c. Acesso em: 12 nov. 2024.

BRASIL. Boletim mulheres no mercado de trabalho. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/estatisticas-trabalho/publicacoes/boletim-mulheres_mte.pdf. Acesso em: 26 jun. 2025.

CNN BRASIL. Mais escolarizadas, mulheres têm menor participação no mercado de trabalho e recebem 21% menos que homens, diz o IBGE. CNN Brasil, 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/apesar-de-maior-escolarizacao-mulheres-tem-menores-rendimentos-e-participacao-no-mercado-de-trabalho-diz-ibge/. Acesso em: 16 nov. 2024.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013. (Coleção Docência em Formação: Saberes Pedagógicos).

CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Plano. Pesquisa de métodos mistos. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

DAROS, Michelli Aparecida. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, a evasão escolar e a atuação do serviço social: uma experiência em construção (2008-2013). 2013. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

DAYRELL, Juarez. A escola" faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, v. 28, p. 1105-1128, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022

DAYRELL, Juarez. PAULO, Carrano. MAIA, Carla Linhares. Organizadores. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo - Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Formação humana omnilateral e o ensino médio integrado: a (des)conexão entre formação científica e política da juventude. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 1-18, e17172, jun. 2024. ISSN 2447-1801. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.17172

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

OLIVEIRA, Sara Ramila Gurgel de; MOREIRA, Faviano Ricelli da Costa; SILVA, Francisco Felipe Maia da. Perfil e expectativas dos alunos concluintes dos cursos técnicos integrados do IFRN, Campus Apodi. HOLOS, Mossoró, v. 5, p. 154-164, 2014. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.2046. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2046. Acesso em: 15 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.2046

OLIVEIRA, Allan; SOARES, Alison; ARAÚJO, Douglas; SILVA, Ezequiel; SOARES, Kauã; SANTOS, Macilene; COSTA, Catarina. Análise do perfil dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFAC. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31., 2023, João Pessoa. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 465-475. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229998. Acesso em 14 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229998

PEREIRA, Fernando Antonio de Melo; MACEDO, Maria Darliane de Lima; SILVA, Monica Lhamas Mira da; CAPISTRANO, Ermerson de Oliveira. Expectativa com o mercado de trabalho e satisfação: um estudo comparativo com iniciantes e concluintes de cursos técnicos federais em Administração e Informática. Brazilian Applied Science Review, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 1967-1986, 2019. DOI: https://doi.org/10.34115/basrv3n5-005

SANTOS, Danielle Sousa; SANTOS, Marcela Kleiciane Nascimento. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e o direito a uma escola pública de qualidade: um estudo sobre o perfil dos jovens estudantes ingressantes no ensino médio técnico integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 115-124, 2016. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3483. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3483. Acesso em: 18 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3483

SOUSA, M. K.; ALBUQUERQUE, D. W.; LEAL, R. B.; MAIA, M. C.; GOMES, A. B.; PERKUSICH, M. Análise dos fatores de evasão dos alunos dos cursos técnicos da área de informática no IFPB, Campus Campina Grande. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 369-380. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223124

SOUZA JUNIOR, G. R. Formação profissional técnica e expectativas estudantis: um estudo sobre o Instituto Federal de Pernambuco – Campus Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20759?locale=pt_BR. Acesso em: 14 nov. 2024.

VIEIRA DE SOUSA, Dára Beatriz; RIBEIRO DA CRUZ, Karolaynne Bevane; COELHO BARBOSA DA SILVA, Mayda; ROSANOVA, Clauber. Perfil do aluno ingressante do curso de Engenharia Agronômica do IFTO – Campus Palmas. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 8, n. 1, p. 25-33, 2024. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i1.25-33p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1389. Acesso em: 28 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i1.25-33p

Downloads

Publicado

2025-07-16

Como Citar

SEPULVIDA, Marilene Dantas; FREIRE, José Carlos da Silveira. O perfil do estudante ingressante nos cursos técnicos integrados do Campus Porto Nacional, do IFTO. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1702, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1702. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1702. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico