O perfil do estudante ingressante nos cursos técnicos integrados do Campus Porto Nacional, do IFTO
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1702Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Estudante, Ingressante, Institutos Federais, Perfil estudantilResumo
Este artigo tem como objetivo conhecer o perfil das turmas ingressantes nas primeiras séries dos cursos técnicos do Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Para tanto, adotou-se uma metodologia de natureza quali-quantitativa, conforme preconizado por Creswell e Clark (2013), envolvendo 99 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Meio Ambiente, Administração e Informática para Internet. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários semiestruturados e entrevistas. A fundamentação teórica do estudo foi apoiada em autores como Juarez Dayrell, que investiga a juventude em contextos de vulnerabilidade social; Bernard Charlot, que estuda a relação dos alunos com o saber e a escola em contextos populares; Gaudêncio Frigotto, que aborda a educação profissional e tecnológica em suas relações com o capitalismo; e Cipriano Luckesi, especialista na área de avaliação educacional. Este estudo espera contribuir para a compreensão do perfil dos ingressantes, subsidiando intervenções pedagógicas e políticas institucionais, e sugere que pesquisas futuras aprofundem questões como a decisão pela escolha do curso, os motivos para estudar no IFTO, e as disciplinas com maiores dificuldades, visando à melhoria da permanência e do êxito estudantil.Downloads
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Referências
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