Letramento digital e tabuada
uma proposta pedagógica de integração de tecnologias interativas para ressignificação do aprendizado matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2026.v10.1901Palavras-chave:
Anos iniciais, Ensino de Matemática, Letramento digital, Tabuada, Tecnologias educacionaisResumo
O presente estudo versa sobre uma proposta pedagógica que estabelece a articulação entre o letramento digital e o ensino da multiplicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo central é ressignificar a aprendizagem matemática por meio da integração de tecnologias digitais interativas. A metodologia caracteriza-se como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa com desenvolvimento de proposta aplicada de caráter propositivo, sem validação empírica imediata. Foi elaborada uma sequência didática detalhada, composta por cinco aulas, integrando recursos digitais interativos como o aplicativo "Tabuada Divertida Infantil" e a plataforma online "Wordwall" com atividades concretas, visando promover a compreensão conceitual da multiplicação, transcendendo a mera memorização mecânica. A proposta reconhece a matemática como construção cultural humana e prática social, e concebe o letramento digital como um conjunto de letramentos que interagem por meio de dispositivos digitais. Como principal contribuição, apresenta-se um modelo estruturado e replicável de integração tecnológica com potencial para desenvolver simultaneamente competências matemáticas e habilidades de letramento digital crítico nos estudantes, preparando-os para a participação ativa em uma sociedade progressivamente digitalizada. Reconhecem-se limitações estruturais relacionadas ao acesso desigual a tecnologias em escolas públicas brasileiras, demandando adaptações contextualizadas para a implementação efetiva.Downloads
Métricas
Referências
ALVES, L. M. Uso pedagógico de tecnologias digitais no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2023.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 mai. 2025.
BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e inclusão social. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
COSCARELLI, C. C.; RIBEIRO, A. E. ‘letramento digital . Glossário Ceale – Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores, Belo Horizonte: Ceale/FAE UFMG, 2016.
D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FREITAS, M. T. A. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HEINSFELD, B. D; PISCHETOLA, M. O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 1, p. 1-18, 26 set. 2019. Fap UNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945205167.
INEP. Relatório nacional das avaliações educacionais. Brasília: INEP, 2022.
JENKINS, H. et al. Cultura da convergência e participação juvenil na era digital. São Paulo: Aleph, 2020.
KAPP, K. M. The gamification of learning and instruction. 2. ed. Hoboken: Wiley, 2020.
LÉVY, P. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
NARCISO, M. H. Professores de matemática, alunos do 6º ano do ensino fundamental e desafios de ensinar/aprender aritmética. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória, 2022.
TECHKIDS EDUCATION. Tabuada Divertida Infantil. Versão 2.1.0. [Aplicativo para iOS/Android]. São Paulo: TechKids Education, 2024. Disponível em: https://apps.apple.com/br/app/tabuada-divertida-matem%C3%A1tica/id1504116464. Acesso em: 19 out. 2025.
VERGNAUD, G. A teoria dos campos conceituais. In: BRUN, J. (Org.). Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 155-191.
WORDWALL. Tabuada de Multiplicação 2 e 3. [S. l.]: Wordwall Interactive Resources, 2025. Jogo online. Disponível em: https://wordwall.net/. Acesso em: 17 mai. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Kauani Beatriz de Abreu dos Santos, Mariana Hochmann Narciso, Fabiana Mara Rubini, Diego Ricardo Krohl

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.















