Gestão documental na Reitoria do IFTO: Da elaboração à guarda de documentos no Gabinete do Reitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2019.v3.i1.39-56p

Resumo

Este trabalho diagnosticou como é realizada a gestão documental no Gabinete do Reitor do IFTO, bem como demonstrou o funcionamento do gerenciamento da documentação. Foi feita a análise do documento desde a sua produção ao armazenamento no Gabinete do Reitor do IFTO. A pesquisa tomou como base fontes bibliográficas, demostrando a importância da gestão documental, que é uma atividade fundamental para toda organização pública ou privada. Utilizaram-se como instrumentos de pesquisa: questionário, entrevista semiestruturada, visita in loco e registro fotográfico. O resultado alcançado a partir do diagnóstico revela que há condições de melhorias no processo de gestão documental. Embora o arquivo atenda os usuários de maneira eficiente e satisfatória, há uma necessidade de aperfeiçoamento na prática para o melhor desenvolvimento das atividades dos servidores, bem como a contratação de um funcionário público para o cargo de arquivista.Palavras-chave: Gestão documental. Arquivo. Gabinete do Reitor. IFTO.

Biografia do Autor

Quenízia Vieira Lopes

Mestra em Linguística, especialista em Inspeção Escolar, Pedagoga e Normalista Superior. Atua como Pedagoga/área: Orientação Educacional na Reitoria do Instituto Federal do Tocantins – IFTO

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Publicado

2019-06-17

Como Citar

GUIMARÃES, Marcos Vinicius; LOPES, Quenízia Vieira. Gestão documental na Reitoria do IFTO: Da elaboração à guarda de documentos no Gabinete do Reitor. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 3, n. 1, p. 39–56, 2019. DOI: 10.47236/2594-7036.2019.v3.i1.39-56p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/211. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico

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