Considerações a respeito da dimensionalidade geométrica da sintaxe em relação à linguística computacional
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.132-142pPalavras-chave:
Análise sintática. Geometria da linguagem. Linguística computacional.Resumo
O presente trabalho explicita as inconsistências dos mecanismos de análise sintática utilizados por duas das principais correntes da linguística do século XX, a saussuriana e a gerativista, que ainda exercem forte influência sobre a linguística contemporânea, estabelecendo uma alternativa a esses mecanismos. Essa alternativa tem como objetivo estabelecer modos de utilização de recursos da geometria para a explicitação de propriedades das línguas naturais, e, em seguida, baseando-se em estudiosos da computação, explicar como essas utilizações podem contribuir para o aprimoramento de línguas artificiais. Desse modo, este texto traz, ao mesmo tempo, uma nova visão prática para os estudos linguísticos e o estímulo a novas pesquisas que busquem por essa finalidade.Downloads
Métricas
Referências
BISHOP, Christopher M. Pattern recognition and machine learning. Nova Iorque: Springer-Verlag New York, 2006.
BURTON-ROBERTS, Noel; POOLE, Geoffrey. “‘Virtual conceptual necessity’, feature-dissociation and the Saussurian legacy in generative grammar”. Journal of Linguistics. Cambridge University Press, v. 42, p. 575-628, 2006. DOI: 10.1017/S0022226706004208. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/231862074. Data de acesso: 26 fev. 2020.
CHOMSKY, Noam. Linguagem e Mente. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
CHOMSKY, Noam. The minimalist program. Cambridge: The MIT Press, 2014.
KAKU, Michio. Hiperespaço: Uma odisseia científica através de universos paralelos, empenamentos do tempo e a décima dimensão. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2000.
KENEDY, Eduardo. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
OTHERO, Gabriel de Ávila. Teoria X-barra: descrição do português e aplicação computacional. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. 27. Ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Carlos Vinícius Silva, Gisela Márcia Miarelli Pardini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.














