Educação ambiental aplicada na reutilização de garrafas PET

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.265-273p

Palavras-chave:

Prancha ecológica. Projeto Pedagógico Sustentável. Reutilização de PET.

Resumo

Apesar de várias iniciativas do poder púbico nos últimos anos, é fato que grande parte do lixo produzido pela sociedade continua não recebendo o tratamento adequado. Entre os diversos motivos que levam à manutenção desse cenário, destaca-se a falta de conhecimento por parte da maioria da população dos riscos do despejo inadequado de produtos e materiais, sejam eles de origem doméstica ou de origem industrial. Uma alternativa com potencial de contribuir para reverter esse quadro é a inclusão no ambiente escolar de temáticas relacionadas aos problemas ocasionados pelo descarte incorreto do lixo. Consciente dessa realidade, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência da aplicação de uma proposta didática focada na reutilização de materiais que acabam causando problemas socioambientais ocasionados pelo descarte inadequado de lixo, em especial de garrafas PET. A proposta foi aplicada com alunos do 9º ano do ensino fundamental II do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva, situado no município de Muricilândia–TO. Após uma palestra com foco no descarte correto do lixo e uma exibição do vídeo referente ao projeto Prancha Ecológica, os alunos foram instigados a confeccionar uma prancha flutuante utilizando garrafas PET e materiais de baixo custo e fácil aquisição. Os resultados obtidos revelam a importância da inclusão do ensino de educação ambiental no âmbito escolar, que deve ser inserida desde os primeiros anos das séries iniciais para que seja possível alcançar melhores resultados.

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Biografia do Autor

Valéria Miguel, Instituto Federal do Tocantins - IFTO/Aluna do curso Lato Sensu em Formação Docente em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Professora de matemática, com formação em licenciatura em Matemática - UFT/Araguaína-TO.

Jonierson de Araújo da Cruz, Instituto Federal do Tocantins - IFTO/Professor mestre.

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA pela Universidade Federal do Piauí (2006) e MESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA pela Universidade Federal do Tocantins (2018). Atualmente é professor efetivo do Campus Araguaína do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, exercendo a função de docente e de Coordenador do curso de Pós Graduação. Desde 2014 é Coordenador Estadual do Tocantins da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

Referências

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

MIGUEL, Valéria; DA CRUZ, Jonierson de Araújo. Educação ambiental aplicada na reutilização de garrafas PET. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 3, p. 265–273, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.265-273p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/641. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico