Comunicação alternativa e suas contribuições pedagógicas

Autores

  • Bruna Letícia Santos de Oliveira Graduada em pedagogia (MODULO), Estudante de matemática (UNIVESP), estudante de Terapia Ocupacional (UNINGA), Pós-graduada em AAE-Atendimento Educacional Especializado (FCE)

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.228-236p

Palavras-chave:

Boardmaker. Comunicação. Educação. Pedagogia. PC.

Resumo

O texto apresentado tem por objetivo refletir sobre o uso de softwares de comunicação alternativa, buscando enfatizar a sua relevância na aprendizagem e comunicação dos alunos com algum tipo de defasagem ou necessidade de comunicação e escrita funcional. Como metodologia adotada foram utilizados relatos reflexivos sobre um aluno com paralisia cerebral e a adaptação e construção de conteúdo através de PCS, que são símbolos de comunicação construídos em softwares boardmaker, além de pesquisa bibliográfica analisada de forma exploratória e bibliográfica. As reflexões apresentadas apontam a importância do uso de novas tecnologias como instrumento pedagógico de trabalho para os educadores em sala de aula e também ferramenta de comunicação e acessibilidade para alunos com diferentes dificuldades, sendo elas temporárias ou não.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

SANTOS DE OLIVEIRA, Bruna Letícia. Comunicação alternativa e suas contribuições pedagógicas. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 3, p. 228–236, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.228-236p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/648. Acesso em: 4 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico