Análise do desempenho de alunos na resolução de problemas de múltiplos e divisores à luz da teoria de Vergnaud

Edislana Alves Barros Andrade, Marcia Cristina Gonçalves, José Ricardo e Souza Mafra

Resumo


Este trabalho propôs-se fazer uma análise e inferência a partir da produção de registros sinalizados pelos alunos e suas representações com base em seus esquemas conceituais informados, no que diz respeito à resolução das atividades propostas envolvendo o conteúdo de múltiplos e divisores. Utilizando a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, interpretaram-se as respostas e, consequentemente, as dificuldades observadas na resolução. O estudo foi realizado na cidade de Paraíso do Tocantins, na escola Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, com estudantes do 6° ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e documental, em que se objetivou delinear um cenário de investigação capaz de fornecer subsídios de respostas através da resolução de questões propostas aos alunos, visando a discussão de informações pertinentes, através do principal instrumento utilizado: uma atividade composta por cinco questões de ensino. Como resultado, constatou-se que a análise das resoluções é uma estratégia eficiente, porque permite compreender as dificuldades que os alunos enfrentam diante de um conteúdo ou conceito matemático.


Palavras-chave


Campos conceituais. Ensino de matemática. Estruturas multiplicativas.

Texto completo:

PDF

Referências


BITTAR, M.; MUNIZ, C. A. A Aprendizagem Matemática: na perspectiva da teoria dos campos conceituais. Curitiba: CRV, 2009.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 31 maio 2018.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KLEIN, M. E. Z.; COSTA, S. S. C. da. Investigando as concepções prévias dos alunos do segundo ano do ensino médio e seus desempenhos em alguns conceitos do campo conceitual da trigonometria. Revista Bolema, Rio Claro, v. 24, n. 38, p. 43 – 73, 2011.

MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 7–29, 2002.

PATARO, P. M.; SOUZA, J. Vontade de saber matemática: 6° ano-ensino fundamental II. São Paulo: FTD, 2015.

SANTOS, A. dos. Processos de formação colaborativa com foco no Campo Conceitual Multiplicativo: um caminho possível com professores polivalentes. Tese (Doutorado em Educação Matemática). 2012. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2012.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: Ed. da UFPR, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.85-99p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts Latindex – Interciencia PortuguêsSubmissões


Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade:

Crossref Similarity Check