Ações afirmativas, permanência e êxito nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFTM

Márcia Moreira Custódio, Ana Luíza Borges Teófilo Silva

Resumo


Os processos seletivos para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro/Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico - IFTM/CAUPT – utilizam o sistema de reserva de vagas como política de ação afirmativa em atendimento à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. O desempenho dessas medidas tem sido alvo de pesquisas, por trazer à tona a realidade de que políticas de acesso à educação não garantem a inclusão do estudante ingressante por meio de Vagas Reservadas – VR - se a instituição não apresenta projeto estratégico voltado para a garantia de sua permanência e êxito. Nessa linha, esta pesquisa objetivou compreender e analisar a implementação de cotas nos termos da Lei nº 12.711/2012, no contexto do IFTM/CAUPT, e levantar as ações desenvolvidas pela instituição voltadas para a permanência e êxito dos estudantes cotistas. Na investigação de um recorte de três processos seletivos (2015 a 2017), o estudo mostra que foram ofertadas 270 vagas, das quais 156 foram destinadas às ações afirmativas adotadas pela instituição pela Lei nº 12.711/2012, o equivalente a 57,7%. Dos matriculados nas vagas reservadas, 82 concluíram os estudos no período de 3 anos, o que equivale a 52,5% dos ingressantes por cotas. Pela ampla concorrência, dos 114 matriculados, 97 concluíram ao final de 3 anos do curso, o equivalente a 85% dos ingressantes por esta modalidade. Dos que ingressaram nos grupos dos Pretos, Pardos ou Indígenas (L2 e L4), foram ao todo 37 estudantes que iniciaram, permaneceram e obtiveram êxito com a conclusão do curso no período de 3 anos. Isso é um número baixo em relação aos demais grupos. O resultado também aponta queda na escolha de ingresso pela Reserva de Vagas.

Palavras-chave


Ação afirmativa. Êxito. Permanência. Vagas Reservadas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.185-199p

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