Robótica educacional: uma abordagem prática no ensino de lógica de programação
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.57-71pPalabras clave:
Ensino, Lógica de programação, Robótica Educacional.Resumen
Este artigo tem como objetivo a divulgação dos resultados da pesquisa de mestrado feita no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Araguaína, e teve como objetivo principal o uso da robótica educacional para promover a contextualização e articulação da teoria com a prática no ensino-aprendizagem de lógica de programação. Para alcançar tal objetivo, foi realizada, no ano de 2020, uma oficina com uma turma de 31 alunos do curso técnico de informática integrado ao ensino médio, de forma remota, devido à crise sanitária do coronavírus. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFTO e, como resultado, foi criado um Produto Educacional em formato de livro eletrônico como material de apoio para os professores no ensino de lógica de programação. O desenvolvimento do trabalho consistiu em uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, tendo como método uma pesquisa documental e de campo. Para o levantamento dos dados, foram feitas entrevistas, uso de questionários e observação. A análise dos dados se utilizou da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, podemos afirmar que a robótica é uma ferramenta potencializadora para o aprendizado de lógica de programação e proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades buscadas por documentos orientadores da educação nacional como a Base Nacional Comum Curricular.Descargas
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