Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Ineditismo da Submissão: O autor reconhece que não é permitido submeter um novo trabalho, seja de sua autoria ou em coautoria, para avaliação enquanto houver outra submissão em andamento ou que tenha sido publicada na última edição.
  • Submissão Inédita: A submissão é inédita, ou seja, não foi submetida ou publicada em outra revista e/ou meio de divulgação, conforme declarado pelos autores no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta. Excetuam-se os casos em que o conteúdo tenha sido previamente publicado como preprint em repositórios científicos, desde que devidamente declarado no formulário.
  • Preenchimento do Perfil dos Autores: O preenchimento do perfil de todos os autores foi realizado na submissão, contendo as seguintes informações: titulação e instituição formadora, vínculo institucional e nome da instituição, cidade, estado e país, além do endereço eletrônico (exemplo: fulanadetal@ifto.edu.br), ORCID (exemplo: https://orcid.org/0000-0000-0000-0000) e Lattes (exemplo: http://lattes.cnpq.br/0000000000000000).
  • Declarações e Formulários: A Declaração de Atribuição de Contribuições para Pesquisa (CRediT), a Declaração de Conflito de Interesse e o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta foram devidamente preenchidos, assinados pelos autores e incluídos na submissão como documentos suplementares.
  • Conformidade com os Templates e Normas: Os documentos necessários para submissão estão de acordo com os templates disponibilizados na página da Revista Sítio Novo e devem atender às normas atuais de formatação do texto, em conformidade com a ABNT. Devem ser encaminhadas, no momento da submissão, duas versões do trabalho:
    i) Primeira versão: Trabalho Científico (Artigo Científico ou Nota Técnica), omitindo os nomes dos autores e a nota de rodapé, a qual deverá ser enviada como versão para avaliação;
    ii) Segunda versão: Trabalho Científico (Artigo Científico ou Nota Técnica), contendo os nomes dos autores e, no rodapé, as seguintes informações: titulação e instituição formadora, vínculo institucional e nome da instituição, cidade, estado e país, endereço eletrônico (exemplo: fulanadetal@ifto.edu.br), ORCID (exemplo: https://orcid.org/0000-0000-0000-0000), e Currículo Lattes (exemplo: http://lattes.cnpq.br/0000000000000000). Esta versão deve ser encaminhada como documento suplementar.
    iii) O trabalho deve atender ao número mínimo e máximo de páginas e estar formatado de acordo com as orientações do template.
  • Requisitos de Digitação e Formatação: O texto do Artigo Científico deve ser digitado em programa Word, com gráficos criados em programas Microsoft Word ou LibreOffice Writer. Os gráficos devem ser feitos em programas compatíveis com Microsoft Excel ou LibreOffice Calc, e as imagens devem estar nos formatos: Figuras (GIF) e Fotos (JPEG).
  • Padrões de Estilo e Requisitos Bibliográficos: O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Avaliação pelos Pares Cega: Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas.
  • Conformidade Ética: O trabalho segue todas as diretrizes éticas relacionadas à pesquisa com seres humanos ou animais, incluindo a apresentação de uma aprovação de comitê de ética, quando aplicável.
  • Plágio: O trabalho não contém plágio (copiar ideias, textos ou dados sem a devida atribuição).
  • Limitação de Tamanho: O material submetido não deve ultrapassar 2,0 MB.
  • Acompanhamento da Submissão: O autor responsável pela submissão está ciente do status da submissão e estará disponível para atender as notificações ou revisões solicitadas pelos revisores ou editores durante o processo editorial.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÃO AOS AUTORES

Sobre o fluxo editorial

O material submetido à publicação é, inicialmente, analisado pelo Conselho Editorial da Revista Sítio Novo, com auxílio do Editor-chefe e/ou do Editor assistente, quanto à adequação dos textos às normas de publicação e outros procedimentos pertinentes ao processo de análise e aprovação dos trabalhos, de acordo com as diretrizes do autor, dispostas nos modelos de templates disponíveis na página. Se for julgado adequado, o material é encaminhado a revisores especialistas da área, sem identificação do autor, que compõem o Comitê Editorial Científico, que é o conjunto pareceristas especialistas com a titulação de doutor ou reconhecido saber em área específica.

Excepcionalmente nos casos em que o Comitê Editorial Científico não cumprir o prazo determinado pelo Conselho Editorial, poderão ser convidados pareceristas ad hoc, com titulação mínima de mestre, para análise de artigos e notas técnicas submetidas à revista.

O Conselho Editorial tomará cuidado para que os pareceristas de cada artigo sejam, preferencialmente, de instituições distintas daquela de origem dos autores.
Os trabalhos enviados pelos autores para publicação na Revista Sítio Novo serão encaminhados pelo Conselho Editorial aos pareceristas no prazo máximo de 60 dias, a contar do recebimento.

Os pareceristas terão o prazo de 8 dias para aceitar o convite de avaliação e, após a aceitação, um prazo máximo de 21 dias para avaliar o trabalho. Passado esse período, os membros do Conselho Editorial estarão livres para substituir o parecerista.

A revista adota o processo de avaliação às cegas. No entanto, os autores têm a possibilidade de optar pela abertura no processo de avaliação por pares, por meio do preenchimento do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta. A abertura será concedida caso haja concordância do parecerista, conforme indicado no formulário de avaliação do trabalho.

Com base nos pareceres de pelo menos 2 (dois) pareceristas e sua própria análise, o Conselho Editorial recomenda o aceite ou a rejeição do material.
Os trabalhos rejeitados serão devolvidos aos autores. Não serão aceitos pedidos de reconsideração de pareceres não favorável à publicação, nem a solicitação de avaliação por outros pareceristas.
Outras informações relativas à submissão e à publicação de artigos e notas técnicas estão contidas nas Diretrizes para Autor, disponíveis na página da revista, por meio dos modelos de templates.

Sobre verificação de similaridades (Plágio)

Todos os trabalhos submetidos à revista são submetidos à verificação de similaridade por meio da plataforma iThenticate, com o objetivo de identificar possíveis casos de plágio. O relatório gerado é analisado pelo Conselho Editorial,  pelo Editor-chefe e/ou pelo Editor assistente, caso sejam encontrados indícios de plágio ou inconsistências na indicação de referências, o autor será solicitado a realizar as correções necessárias. Se o trabalho apresentar uma alta porcentagem de similaridade ou caso as correções solicitadas não sejam implementadas, o manuscrito será rejeitado. Esse procedimento visa assegurar a originalidade dos conteúdos e manter os padrões éticos na publicação científica.

Conformidade com a Ciência Aberta

Por meio do preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, que deve ser inserido na submissão do trabalho, os autores são solicitados a informar: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares. Além disso, a revista permite e incentiva o depósito de trabalhos em repositórios institucionais e outros depósitos de dados científicos, com o objetivo de promover a disseminação aberta e acessível do conhecimento. O depósito prévio do trabalho em repositórios não prejudica a submissão para publicação, respeitando as diretrizes de Ciência Aberta e garantindo a visibilidade e o compartilhamento do conteúdo científico.

Sobre os idiomas

A Revista Sítio Novo aceita submissões em português, inglês e espanhol, redigidos seguindo as normas para redação de trabalhos científicos e que não foram submetidos ou publicados em outra revista e/ou periódico, conforme declarado pelos autores. Para submissões em inglês e espanhol, recomenda-se que o texto seja revisado por profissional fluente na língua e familiarizado com terminologia e textos científicos.

Outras informações

Os trabalhos científicos serão aceitos nas modalidades: Artigo Científico e Nota Técnica.

Para fins deste regulamento, entende-se por:

Artigo científico – material fundamentado em uma hipótese científica original e ainda não esclarecida, que é validada ou não por meio de experimentação ou modelos teóricos, e fundamentados no método científico consagrado, com adequado planejamento estatístico e discussão com argumentação científica.

Nota Técnica – material que descreve uma técnica, um aparelho, uma nova espécie, ou observações e levantamentos de dados limitados a experimentos não repetíveis ou outras situações únicas. É, em geral, mais curta que o artigo científico, não precisando obedecer à estrutura clássica, mas deve obedecer ao mesmo rigor científico do Artigo Científico e tem o mesmo valor como publicação.

Os trabalhos deverão seguir as normas editoriais previstas nas Diretrizes para Autores, dispostas nos modelos de templates disponíveis na página da revista.

Os artigos que não preencherem todos os requisitos serão rejeitados.

A publicação de trabalhos não é remunerada, sendo permitida a sua reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

O teor dos trabalhos publicados será de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do IFTO.

Os originais podem ser adaptados para fins de editoração, em adequação às normas da Revista Sítio Novo.

Deverão ser encaminhadas, no momento da submissão, conforme modelo dos templates, 2 (duas) versões do trabalho:

i) Trabalho Científico (Artigo Científico ou Nota Técnica), a primeira omitindo os nomes dos autores e a nota de rodapé que deverá ser enviada como versão para avaliação;

ii) Trabalho Científico (Artigo Científico ou Nota Técnica), e a segunda com todos esses dados e que deverá ser enviada como documentos suplementares.

O(s) autor(es) deve(m) reconhecer que não é permitido submeter um novo trabalho, seja de sua autoria ou em coautoria, para avaliação enquanto houver outra submissão em andamento.

O trabalho deve seguir as orientações dos modelos de templates disponíveis na página da revista e nas orientações a seguir.

Organização dos manuscritos

Digitação: o texto do artigo deve ser composto em programa Microsoft Word ou LibreOffice Writer; os gráficos, em programas compatíveis com os programas Microsoft Excel ou LibreOffice Calc; e formato de imagens – Figuras (GIF) e Fotos (JPEG). O material não deverá ultrapassar 2,0 MB. O material deverá ser digitado em tamanho A4 210 x 290 mm, a fonte, Times New Roman, estilo normal, tamanho 12 e espaçamento simples para todo o artigo, o parágrafo recuado a 1 cm. As margens devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. As citações com mais de três linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho 10. Os números de páginas devem ser registrados na margem inferior, à direita.

Título: somente a primeira letra do título do artigo deve ser maiúscula, exceto no caso de nomes próprios. Evitar abreviaturas e nomes científicos no título. O nome científico só deve ser empregado quando estritamente necessário e deverá aparecer nas palavras-chave, resumo e demais seções, quando necessário. O título e o subtítulo (se houver) devem figurar  na página de abertura separados por dois pontos, centralizado na página, em fonte 14, estar em negrito, e conter, no máximo, 15 (quinze) palavras. Com a chamada de rodapé numérica, extraída do título, devem constar informações sobre a natureza do trabalho (se extraído de tese/dissertação) e referências às instituições colaboradoras. Nos títulos das demais seções (resumo, abstract, introdução, etc.), somente a primeira letra deve ser maiúscula, estar em negrito e justificado à esquerda.

Autores: nomes completos (sem abreviaturas), com iniciais maiúsculas, um após o outro, em linhas distintas. O último sobrenome de cada autor deve ser seguido de um número em algarismo arábico, em forma de expoente, correspondente à chamada de endereço do autor. Como nota de rodapé na primeira página, indicar para cada autor: Titulação e instituição formadora; vínculo e instituição; Cidade – Estado, País; Endereço eletrônico do autor correspondente; além das informações de Orcid e Currículo Lattes (verificar modelo no rodapé da primeira página do template). Só serão aceitos, no máximo, 5 (cinco) autores por artigo. Caso ultrapasse esse limite, os autores precisam comprovar que a pesquisa foi desenvolvida em regiões diferentes. Deverão ser encaminhadas, no momento da submissão, 2 (duas) versões do artigo: a primeira omitindo os nomes dos autores e a nota de rodapé, que deverá ser enviada como versão para avaliação; e a segunda deverá ser enviada com todos esses dados como documentos suplementares. Junto com a submissão, os autores precisam encaminhar, como documentos suplementares, os seguintes documentos, que estão disponíveis na página da revista: Declaração de CréditoDeclaração de Conflito de Interesse e Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.

Introdução

A palavra Introdução deve ser grafada em letras minúsculas, exceto a letra inicial, estar em negrito e justificada à esquerda. Deve ser breve, mas suficiente para esclarecer o problema abordado ou a(s) hipótese(s) de trabalho (no máximo duas páginas), com citação da bibliografia específica e atualizada, e finalizar com a indicação do objetivo de forma coerente com o descrito no início do Resumo. As citações e notas devem ser conforme as normas atuais da ABNT.

Materiais e Métodos

A expressão Materiais e Métodos deve estar alinhada à esquerda, em negrito, grafada em letras minúsculas, exceto as letras iniciais. O conteúdo deve ser organizado, de preferência, em ordem cronológica.

Deve apresentar a descrição do local, a data e o delineamento experimental, além de informações necessárias e suficientes para a percepção dos resultados e para a repetição do trabalho por qualquer outro pesquisador. Evitar detalhes supérfluos e extensas descrições de técnicas de uso corrente. O uso de subtítulos, quando indispensável, deverá ser grafado em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda da página.

Resultados e Discussões

O termo Resultados e Discussões deve ser grafado em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda da página. Deve conter uma apresentação concisa dos dados obtidos. Todos os dados apresentados em Tabelas e/ou Figuras devem ser discutidos, não sendo repetidos no corpo do texto, apenas discutidos em relação aos apresentados por outros autores. Tabelas, gráficos e figuras podem ser intercalados no texto e imediatamente após o trecho em que são citadas pela primeira vez, de maneira que sua visualização tenha sentido normal de leitura, ou podem ser apresentados em anexo quando a quantidade deles for grande ou quando ocupar mais de uma página, o que dificultaria a leitura do texto, e não poderão ultrapassar as margens e nem estar com apresentação paisagem. Evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados. Dados não apresentados não podem ser discutidos. Não devem conter afirmações que não possam ser sustentadas pelos dados obtidos no próprio trabalho ou por outros trabalhos citados. Novas descobertas devem ser confrontadas com o conhecimento anteriormente obtido. Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (fotografia, gráfico, figura, imagem, fluxograma, planta, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (obrigatório mesmo que seja produção do próprio autor) conforme as normas atuais da ABNT. As tabelas devem ser conforme as Normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tabela 1 – Nome da tabela

Tipo de orientação

Tipo de Orientação

1986

1987

1988

Estímulo ao aleitamento materno

17

26

49

65

Estímulo ao aleitamento artificial

12

14

6

5

Não houve

51

40

4

21

Total

80

80

100

90

Fonte: Comissão de Normalização - IFTO (2013)

 Considerações finais

Somente a primeira letra da palavra Considerações finais deve ser maiúscula, grafada em negrito e alinhada à esquerda. Devem ser concisas e coerentes com os objetivos e com os dados apresentados no trabalho, não podendo consistir no resumo dos resultados, mas apresentando as novas descobertas da pesquisa.

Referências

Devem ser conforme as normas atuais da ABNT. A expressão Referências deve estar alinhada à esquerda, em negrito, grafada em letras minúsculas, exceto a letra inicial. As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. Devem ser de fontes atuais e de periódicos: pelo menos 50% (setenta por cento) das referências devem ser dos últimos 5 (cinco) anos, devendo contemplar artigos de periódicos. Devem conter relação dos trabalhos citados no texto.

Modelos de referências:

 Até três autores

PASSOS, L. M. M; FONSECA, A; CHAVES, M. Alegria de saber: matemática, segunda série, 2, primeiro grau: livro do professor. São Paulo: Scipione, 1995.

Mais de três autores

URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília: IPEA, 1994.

Parte de monografia (capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra).

SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

Documentos em meio eletrônico (on-line).

CONSOLI, R. A. G. B.; OLIVEIRA, R. L. Principais mosquitos de importância sanitária no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1994. Disponível em: http://www.focruz.br/editora/media/05-PMISB.pdf. Acesso em: 4 set. 2009.

Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica

SEKEFF, Gisela. O emprego dos sonhos. Domingo, Rio de Janeiro, ano 26, n. 1344, p. 30-36, 3 fev. 2002.

Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica em meio eletrônico

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28 nov. 1998.

Evento no todo em meio eletrônico

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos [...]. Recife: UFPE, 1996. Disponível em: http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm. Acesso em: 21 jan. 1997.

Legislação em meio eletrônico

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.

Agradecimentos

Opcionais. Texto sucinto aprovado pelo periódico em que será publicado. O termo Agradecimentos deve ser grafado em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda da página. Deve ser o último elemento pós-textual, iniciando-se com “Ao, Aos, À ou Às”. Incluem-se nesta seção as indicações de suporte financeiro ao projeto de pesquisa do qual originou o trabalho.

Artigo Científico

Artigo científico – material fundamentado em uma hipótese científica original e ainda não esclarecida, que é validada ou não por meio de experimentação ou modelos teóricos, e fundamentados no método científico consagrado, com adequado planejamento estatístico e discussão com argumentação científica.

Nota Técnica

Nota Técnica – material que descreve uma técnica, um aparelho, uma nova espécie, ou observações e levantamentos de dados limitados a experimentos não repetíveis ou outras situações únicas. É, em geral, mais curta que o artigo científico, não precisando obedecer à estrutura clássica, mas deve obedecer ao mesmo rigor científico do Artigo Científico e tem o mesmo valor como publicação.

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