Tecnologia de Informação e Comunicação e Linguagem: o aplicativo WhatsApp e os impactos na Língua Materna

Rozivânia Moreira dos Reis, Flávia Gonçalves Fernandes

Resumo


Nas últimas décadas, as chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tiveram um avanço extraordinário e, quando se acompanha a divulgação dos recursos tecnológicos desenvolvidos recentemente, percebe-se a evolução dessas tecnologias, as quais estão inter-relacionadas com a linguagem (língua) por se tratar de tecnologias de informação e comunicação. Com olhar mais atento e linguístico, constata-se que as mudanças não ocorrem apenas no âmbito tecnológico, mas também no linguístico, pois a língua, sendo um organismo social, tende a adequar-se às mudanças sociotecnológicas que nossas sociedades vêm sofrendo. Esse contexto impulsiona a proposta deste trabalho de estudar as relações e impactos das TICs na língua portuguesa, analisando o uso do aplicativo WhatsApp. Os materiais e métodos utilizados foram: entrevista com os usuários via formulário do Google Forms preenchido on-line por internautas das cidades de Aurora do Tocantins, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre e Arraias, no estado do Tocantins, e Campos Belos e Monte Alegre de Goiás, no estado de Goiás, com o retorno de 31 participantes. O estudo permitiu concluir que existe uma mudança no modo como o homem se comunica, a qual, contudo, não apresenta risco à mudança no signo linguístico da língua portuguesa, como estudiosos e linguistas temem. Notamos uma nova modalidade de comunicação com o uso das tecnologias, que é a linguagem da internet, a qual em nenhum momento substitui a língua portuguesa em contextos comunicativos.

Palavras-chave


Língua Portuguesa. TICs. WhatsApp.

Texto completo:

PDF

Referências


DIJK, Teun A. Van. Discurso e Poder. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

FIGARO, Roseli (org.). Comunicação e Análise do discurso. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

GASPAR, Nádea Regina; MILANEZ, Nilton. A (des)ordem do discurso (org.). São Paulo: Contexto, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso (para a) crítica: O texto como material de pesquisa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. (Coleção Linguagem e Sociedade. v. 1).

SALIÉS, Tânia G.; SHEPHERD, Tania G. Linguística da Internet. São Paulo: Contexto, 2013.

SANTIAGO, Lucineia Pavão; ROHLING, Nívea. Multiletramentos e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas de leitura e escrita da Educação Básica. In: Dia a dia Educação (Brasil), 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_utfpr_lucineiapavaosantiago.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.

SCHLOBINSKI, Peter. Linguagem e comunicação na era digital. In: Pandaemonium, São Paulo, v. 15, n. 19, Jul. /2012, p. 137-153. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pg/v15n19/a08v15n19.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organizadores Michael Cole ...[et al]; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. – 6ª ed., - São Paulo: Martins Fontes, 1998a.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo. Revisão técnica José Cipolla Neto. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998b.




DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i3.5-18p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts Latindex – Interciencia PortuguêsSubmissões


Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade:

Crossref Similarity Check