Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.
Os templates necessários para submissão estão disponíveis abaixo:
- Artigo Científico - LibreOffice Writer
- Artigo Científico - Microsoft Word
- Nota Técnica - LibreOffice Writer
- Nota Técnica - Microsoft Word
Instrução aos autores
A Revista Sítio Novo aceita submissões em português, inglês e espanhol, redigidos seguindo as normas para redação de trabalhos científicos e que não foram submetidos ou publicados em outra revista e/ou meio de divulgação, conforme declarado pelos autores. Excetuam-se aqueles cujo conteúdo tenha sido apresentado parcialmente em congressos na forma de resumo ou resumo expandido. Para submissões em inglês e espanhol, recomenda-se que o texto seja revisado por profissional fluente na língua e familiarizado com terminologia e textos científicos.
Os trabalhos científicos serão aceitos nas modalidades: Artigo Científico e Nota Técnica.
Para fins deste regulamento, entende-se por:
Artigo científico – material fundamentado em uma hipótese científica original e ainda não esclarecida, que é validada ou não por meio de experimentação ou modelos teóricos, e fundamentados no método científico consagrado, com adequado planejamento estatístico e discussão com argumentação científica.
Nota Técnica – material que descreve uma técnica, um aparelho, uma nova espécie, ou observações e levantamentos de dados limitados a experimentos não repetíveis ou outras situações únicas. É, em geral, mais curta que o artigo científico, não precisando obedecer à estrutura clássica, mas deve obedecer ao mesmo rigor científico do Artigo Científico e tem o mesmo valor como publicação.
Os trabalhos deverão seguir as normas editoriais previstas nas Diretrizes para Autor, dispostas nos modelos de templates.
Os artigos que não preencherem todos os requisitos serão rejeitados.
A publicação de trabalhos não é remunerada, sendo permitida a sua reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.
O teor dos trabalhos publicados será de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do IFTO.
Os originais podem ser adaptados para fins de editoração, em adequação às normas da Revista Sítio Novo.
Deverão ser encaminhadas, no momento da submissão, conforme modelo dos templates, 2 (duas) versões do trabalho:
i) Trabalho Científico (Artigo Científico ou Nota Técnica), a primeira omitindo os nomes dos autores e a nota de rodapé que deverá ser enviada como versão para avaliação;
ii) Trabalho Científico (Artigo Científico ou Nota Técnica), e a segunda com todos esses dados e que deverá ser enviada como documentos suplementares.
Durante o processo de avaliação, toda a autoria dos pareceres e dos trabalhos será mantida em sigilo.
Os trabalhos submetidos serão avaliados imediatamente quanto ao plágio e as práticas de má conduta em pesquisa.
O trabalho deve seguir as orientações dos modelos de templates disponíveis na página da revista.
Organização dos manuscritos
Digitação: o texto do artigo deve ser composto em programa Microsoft Word ou LibreOffice Writer; os gráficos, em programas compatíveis com os programas Microsoft Excel ou LibreOffice Calc; e formato de imagens – Figuras (GIF) e Fotos (JPEG). O material não deverá ultrapassar 2,0 MB. O material deverá ser digitado em tamanho A4 210 x 290 mm, a fonte, Times New Roman, estilo normal, tamanho 12 e espaçamento simples para todo o artigo, o parágrafo recuado a 1 cm. As margens devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. As citações com mais de três linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho 10. Os números de páginas devem ser registrados na margem inferior, à direita.
Título: somente a primeira letra do título do artigo deve ser maiúscula, exceto no caso de nomes próprios. Evitar abreviaturas e nomes científicos no título. O nome científico só deve ser empregado quando estritamente necessário e deverá aparecer nas palavras-chave, resumo e demais seções, quando necessário. O título e o subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura separados por dois pontos, centralizado na página, em fonte 14, estar em negrito, e conter, no máximo, 15 (quinze) palavras. Com a chamada de rodapé numérica, extraída do título, devem constar informações sobre a natureza do trabalho (se extraído de tese/dissertação) e referências às instituições colaboradoras. Nos títulos das demais seções (resumo, abstract, introdução, etc.), somente a primeira letra deve ser maiúscula, estar em negrito e justificado à esquerda.
Autores: nomes completos (sem abreviaturas), com iniciais maiúsculas, um após o outro, em linhas distintas. O último sobrenome de cada autor deve ser seguido de um número em algarismo arábico, em forma de expoente, entre parênteses, correspondente à chamada de endereço do autor. Como nota de rodapé na primeira página, indicar para cada autor: afiliação completa (departamento, centro, instituição, cidade, país) e e-mail do autor correspondente. Este deve ser indicado por um “*”. Só serão aceitos, no máximo, 5 (cinco) autores por artigo. Caso ultrapasse esse limite, os autores precisam comprovar que a pesquisa foi desenvolvida em regiões diferentes. Deverão ser encaminhadas, no momento da submissão, 2 (duas) versões do artigo: a primeira omitindo os nomes dos autores e a nota de rodapé, que deverá ser enviada como versão para avaliação; e a segunda deverá ser enviada com todos esses dados como documentos suplementares.
Introdução
A palavra Introdução deve ser grafada em letras minúsculas, exceto a letra inicial, estar em negrito e justificada à esquerda. Deve ser breve, mas suficiente para esclarecer o problema abordado ou a(s) hipótese(s) de trabalho (no máximo duas páginas), com citação da bibliografia específica e atualizada, e finalizar com a indicação do objetivo de forma coerente com o descrito no início do Resumo. As citações e notas devem ser conforme a ABNT NBR 10520.
Materiais e Métodos
A expressão Materiais e Métodos deve estar alinhada à esquerda, em negrito, grafada em letras minúsculas, exceto as letras iniciais. O conteúdo deve ser organizado, de preferência, em ordem cronológica.
Deve apresentar a descrição do local, a data e o delineamento experimental, além de informações necessárias e suficientes para a percepção dos resultados e para a repetição do trabalho por qualquer outro pesquisador. Evitar detalhes supérfluos e extensas descrições de técnicas de uso corrente. O uso de subtítulos, quando indispensável, deverá ser grafado em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda da página.
Resultados e Discussões
O termo Resultados e Discussões deve ser grafado em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda da página. Deve conter uma apresentação concisa dos dados obtidos. Todos os dados apresentados em Tabelas e/ou Figuras devem ser discutidos, não sendo repetidos no corpo do texto, apenas discutidos em relação aos apresentados por outros autores. Tabelas, gráficos e figuras podem ser intercalados no texto e imediatamente após o trecho em que são citadas pela primeira vez, de maneira que sua visualização tenha sentido normal de leitura, ou podem ser apresentados em anexo quando a quantidade deles for grande ou quando ocupar mais de uma página, o que dificultaria a leitura do texto, e não poderão ultrapassar as margens e nem estar com apresentação paisagem. Evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados. Dados não apresentados não podem ser discutidos. Não devem conter afirmações que não possam ser sustentadas pelos dados obtidos no próprio trabalho ou por outros trabalhos citados. Novas descobertas devem ser confrontadas com o conhecimento anteriormente obtido. Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (fotografia, gráfico, figura, imagem, fluxograma, planta, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (obrigatório mesmo que seja produção do próprio autor) conforme a ABNT NBR 10520. As tabelas devem ser conforme as Normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Tabela 1 – Nome da tabela
Tipo de orientação | Tipo de Orientação | 1986 | 1987 | 1988 |
Estímulo ao aleitamento materno | 17 | 26 | 49 | 65 |
Estímulo ao aleitamento artificial | 12 | 14 | 6 | 5 |
Não houve | 51 | 40 | 4 | 21 |
Total | 80 | 80 | 100 | 90 |
Fonte: Comissão de Normalização - IFTO (2013)
Considerações finais
Somente a primeira letra da palavra Considerações finais deve ser maiúscula, grafada em negrito e alinhada à esquerda. Devem ser concisas e coerentes com os objetivos e com os dados apresentados no trabalho, não podendo consistir no resumo dos resultados, mas apresentando as novas descobertas da pesquisa.
Referências
Devem ser conforme a ABNT NBR 6023. A expressão Referências deve estar alinhada à esquerda, em negrito, grafada em letras minúsculas, exceto a letra inicial. As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. Devem ser de fontes atuais e de periódicos: pelo menos 70% (setenta por cento) das referências devem ser dos últimos 5 (cinco) anos, devendo contemplar artigos de periódicos. Devem conter relação dos trabalhos citados no texto.
Modelos de referências (NBR 6023/2018):
Até três autores
PASSOS, L. M. M; FONSECA, A; CHAVES, M. Alegria de saber: matemática, segunda série, 2, primeiro grau: livro do professor. São Paulo: Scipione, 1995.
Mais de três autores
URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília: IPEA, 1994.
Parte de monografia (capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra).
SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.
Documentos em meio eletrônico (on-line).
CONSOLI, R. A. G. B.; OLIVEIRA, R. L. Principais mosquitos de importância sanitária no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1994. Disponível em: http://www.focruz.br/editora/media/05-PMISB.pdf. Acesso em: 4 set. 2009.
Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica
SEKEFF, Gisela. O emprego dos sonhos. Domingo, Rio de Janeiro, ano 26, n. 1344, p. 30-36, 3 fev. 2002.
Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica em meio eletrônico
SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28 nov. 1998.
Evento no todo em meio eletrônico
CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos [...]. Recife: UFPE, 1996. Disponível em: http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm. Acesso em: 21 jan. 1997.
Legislação em meio eletrônico
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.
Agradecimentos
Opcionais. Texto sucinto aprovado pelo periódico em que será publicado. O termo Agradecimentos deve ser grafado em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda da página. Deve ser o último elemento pós-textual, iniciando-se com “Ao, Aos, À ou Às”. Incluem-se nesta seção as indicações de suporte financeiro ao projeto de pesquisa do qual originou o trabalho.