Matemática financeira: conceitos básicos e a importância do seu ensino nas escolas

Autores

  • Renan André Barbosa dos Santos Mediador Presencial do CEDERJ Mestre em Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Fábio Moita Louredo Mediador Presencial do CEDERJ Mestre em Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Jorge Luiz Matta Machado Pós Graduado em Administração Pública na Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Maria Leonor de Carvalho Gastar Sales Mediador Presencial do CEDERJ Pós Graduada em Controladoria e Finanças na Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Gustavo Henrique Mendes Fernandes Mediador e Articulador Presencial do CEDERJ Pós Graduado em Economia Empresarial na Universidade Cândido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i2.83-96p

Palavras-chave:

Aluno. Ensino. Finanças. Matemática. Professor.

Resumo

O conhecimento de conceitos básicos da matemática financeira é fundamental para que os cidadãos possam tomar decisões mais coerentes quanto a diversos assuntos cotidianos que envolvam questões financeiras. Este trabalho tem como objetivo apresentar aspectos básicos que abrangem a matemática financeira, desde conceitos gerais até a importância do seu ensino nas escolas. A pesquisa empregada foi a exploratória, a metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, a técnica de coleta de dados empregada foi a documentação indireta e a análise de dados e informações foi a qualitativa.  Foram abordados a importância da matemática financeira, seus conceitos básicos e a relevância do seu ensino nas escolas. Por fim, foi concluído que os conhecimentos básicos de matemática financeira são essenciais para que melhores decisões financeiras e cotidianas sejam tomadas, sejam elas simples ou complexas, caso ela seja ensinada já nas escolas, tende-se gerar retornos melhores e mais cedo.

Biografia do Autor

Renan André Barbosa dos Santos, Mediador Presencial do CEDERJ Mestre em Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense (UFF)

Renan André Barbosa dos Santoshttps://orcid.org/0000-0002-7880-8187(Informo que inseri o Orcid nesse espaço aqui, pois deu erro no espaço destinado ao Orcid.)

Fábio Moita Louredo, Mediador Presencial do CEDERJ Mestre em Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fábio Moita Louredohttps://orcid.org/0000-0003-3555-5172(Informo que inseri o Orcid nesse espaço aqui, pois deu erro no espaço destinado ao Orcid.)

Jorge Luiz Matta Machado, Pós Graduado em Administração Pública na Universidade Federal Fluminense (UFF)

Jorge Luiz Matta Machado https://orcid.org/0000-0002-2902-8395(Informo que inseri o Orcid nesse espaço aqui, pois deu erro no espaço destinado ao Orcid.)

Maria Leonor de Carvalho Gastar Sales, Mediador Presencial do CEDERJ Pós Graduada em Controladoria e Finanças na Universidade Federal Fluminense (UFF)

Maria Leonor de Carvalho Gastar Sales http://orcid.org/0000-0003-3287-8419(Informo que inseri o Orcid nesse espaço aqui, pois deu erro no espaço destinado ao Orcid.)

Gustavo Henrique Mendes Fernandes, Mediador e Articulador Presencial do CEDERJ Pós Graduado em Economia Empresarial na Universidade Cândido Mendes

Gustavo Henrique Mendes Fernandes https://orcid.org/0000-0002-7024-0830(Informo que inseri o Orcid nesse espaço aqui, pois deu erro no espaço destinado ao Orcid.)

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

CAZELLA, C. F., PINZETTA, G., PIEKAS, A., MAGRI, C. A., POMMERENING, E. J. A educação financeira como diferencial competitivo.Uberlândia MG, 2019. Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração — ENANGRAD, 2019,Uberlândia MG. Anais eletrônicos 2019. Disponível em: <https://xxx.enangrad.org.br/anais> em: 09 set. 2020.

CONDE, E. I. L. M.; CONDE, F. M. Comunicação e educação financeira: reflexões e práticas acadêmicas. Porto Velho, Rondônia. 2017. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, Rondônia. v. 4, n. 7, p. 132-143, jan/abr, 2017. Disponível em:< http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/index >. Acesso em 10 Set. 2020.

DINIZ, C. R. Metodologia científica. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN - EDUEP, 2008.

FERREIRA, M. C. O, SANTOS, G. M. Educação financeira e suas relações com a propensão ao endividamento: análise de antecedentes.Uberlândia MG, 2019. Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração — ENANGRAD, 2019,Uberlândia MG. Anais eletrônicos. 2019. Disponível em:<https://xxx.enangrad.org.br/anais> em: 10 set. 2020.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 12a edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MARIANO, F. Matemática financeira para concursos. 3a edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

MEDEIROS, N. C. L.; MEDEIROS, F. S. B. A. educação financeira e as finanças pessoais sob a ótica da bibliometria: uma análise em eventos da administração no Brasil realizados no triênio 2012-2014. 2017. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v.22, n.2, p. 339-362, jul./dez. 2017. Disponível em: < https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/4726>. Acesso em 12 Set. 2020.

MOREIRA, J. C. A. Os jogos no ensino da matemática: atividades envolvendo jogos matemáticos no ensino de frações para alunos nas séries finais do ensino fundamental. 2014. 64f. Monografia (licenciatura em matemática) - Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO – 2014.

MOTTA, R. M. Engenharia econômica e finanças. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. 2019. Disponível em: <http://www.cnc.org.br/editorias/economia/pesquisas/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-3> Acesso em 11 Set. 2020.

PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. edição – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

PUCCINI, E. C. Matemática financeira e análise de investimentos. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração. UFSC. CAPES: UAB, 2011.

SILVA, C. A. A utilização de jogos no ensino da matemática. 2010. 42f. Monografia (licenciatura em matemática) - Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO, 2010.

SILVA, D. R.; VICENTE, V. M. B.; CARDOSO, A. C. O comportamento e a atitude financeira em indivíduos de baixa Renda. Uberlândia MG, 2019. Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração — ENANGRAD, 2019,Uberlândia MG. Anais eletrônicos 2019. Disponível em: <https://xxx.enangrad.org.br/anais> em: 12 set. 2020.

SILVA, G. O.; SILVA, A. C. M.; VIEIRA, P. R. C.; DESIDERATI, M. C.; NEVES, M. B. E. Alfabetização financeira versus educação financeira: um Estudo do comportamento de variáveis socioeconômicas e Demográficas. Salvador. Bahia, 2017. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade – v. 7, n. 3, p. 279- 298, set./dez., 2017. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/3726> Acesso em: 12 set. 2020.

SOUZA, M. C. M.; BEZERRA FILHO, J. E. O Efeito do Gasto Público na Qualidade da Educação Fundamental nas Capitais Brasileiras: Um Estudo Baseado no Indicador de Qualidade Educacional Responsável (IQER-2006/2013). Salvador, Bahia, 2018. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade – v. 8, n. 2, p. 119-136, mai./ago. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/5399> Acesso em: 11 set. 2020.

VISENTINI. L.; WEINGARTNER, T. S. Educação financeira: análise dos conhecimentos de estudantes relacionados a finanças em uma escola de ensino médio. 2018. Revista Sociais & Humanas – v.31, n. 1, p.81-95, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29633>. Acesso em 13 Set. 2020.

XAVIER, E. D. S.; SOUZA, J. B. Educação financeira nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Uma experiência com alunos da Escola Dona Antonieta Melges De Camargo. 2020. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 01, Vol. 06, pp. 131-146. Janeiro de 2020. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/educacao-financeira>. Acesso em 13 Set. 2020.

WATAYA, R. S.; FRAUCHES, P.; BERGAMO, A. F. Finanças pessoais na palma da mão: um relato de experiência. 2020. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 07, Vol. 05, p. 109-124. Julho de 2020. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/tecnologia/financas-pessoais>. Acesso em 12 Set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

DOS SANTOS, Renan André Barbosa; LOUREDO, Fábio Moita; MACHADO, Jorge Luiz Matta; SALES, Maria Leonor de Carvalho Gastar; FERNANDES, Gustavo Henrique Mendes. Matemática financeira: conceitos básicos e a importância do seu ensino nas escolas. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 5, n. 2, p. 83–96, 2021. DOI: 10.47236/2594-7036.2021.v5.i2.83-96p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/883. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.