Revista Sítio Novo adota modelo de publicação contínua
2025-08-20
Desde a sua criação, a Revista Sítio Novo tem objetivo claro: difundir e divulgar os resultados de estudos e pesquisas científicas desenvolvidas no IFTO e também por grupos nacionais e internacionais. Neste ano, o periódico deu um passo importante ao adotar o modelo de publicação contínua, garantindo mais agilidade na divulgação das produções científicas aprovadas. Antes, as publicações tinham periodicidade trimestral.
E as mudanças não se limitaram à periodicidade nas divulgações. A revista conta, hoje, como uma nova composição editorial, página com layout renovado e mais moderno, novo template para submissões e normas de submissão atualizadas. Além disso, houve alterações no que se refere à divulgação da identidade do avaliador no processo de avaliação. Embora a revista adote a política de avaliação às cegas, há possibilidade da abertura da identidade do avaliador, caso ele esteja de acordo e os autores optem por saber.
A revista conta, ainda, com uma nova opção de divulgação do parecer e do avaliador. Após o processo de avaliação, o parecer sobre o trabalho avaliado pode ser divulgado aos autores, em caso de rejeição, ou ser divulgado ao público, caso o trabalho seja aceito para publicação.
De acordo com a editora-chefe da Sítio Novo, Quenizia Vieira Lopes, a revista tem se firmado com um relevante canal de divulgação científica para o IFTO e comunidade acadêmica em geral. “Com um número crescente de artigos publicados, ela tem sido essencial no avanço do conhecimento em várias áreas, oferecendo uma plataforma relevante para pesquisadores de diferentes instituições e campos de estudo. Desde o seu lançamento, no segundo semestre de 2017, a revista tem se dedicado à disseminação de saberes: já foram 105 trabalhos aprovados e publicados, incluindo contribuições de autores do IFTO e de diversas outras instituições ", afirmou Quenizia.
A editora-chefe acredita que a credibilidade da revista é reforçada pelo rigor editorial e pelo compromisso com a qualidade científica, o que atrai a participação de pesquisadores renomados e assegura a visibilidade dos artigos publicados. “Desde 2020, todos os artigos submetidos passam por uma análise preliminar no sistema Similarity Check, do CrossRef, para verificar possíveis semelhanças e garantir a integridade acadêmica, antes de serem inseridos no fluxo editorial. Além disso, a revista tem se adaptado às novas demandas da ciência aberta, o que fortalece ainda mais sua relevância na disseminação de conhecimento e no incentivo à produção científica de qualidade”, disse a editora-chefe. Para ela, as adequações que foram realizadas têm como objetivo a inserção em novas bases de indexação, garantindo a participação de mais autores e como consequência uma ampliação na disseminação do conhecimento científico.
Por Kelinne Guimarães, publicado: 15/04/2025 09h53 (https://portal.ifto.edu.br/noticias/revista-sitio-novo-adota-modelo-de-publicacao-continua)














