Assiduidade e ocorrências disciplinares relacionados aos índices de aprovação de alunos em um curso técnico
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i3.91-100pPalavras-chave:
Aprovação. Assiduidade. Ocorrências.Resumo
Uma gestão escolar que permite a adequada aprendizagem do aluno e a analisa com diversos fatores do contexto escolar, como índices assiduidade e ocorrências disciplinares, por exemplo, torna-se importante para uma melhor adequação do projeto pedagógico da instituição e para o sucesso da evolução do aluno em meio acadêmico e na sociedade. Com base nessa afirmação, o presente trabalho teve como objetivo analisar as relações entre o aproveitamento, assiduidade e ocorrências disciplinares dos alunos egressos do curso integrado em Técnico em Agropecuária do IFC, Campus Camboriú, com os aspectos relacionados à permanência do aluno em sala de aula. De cunho quantitativo e de análise documental institucional, os resultados apresentaram relação estatisticamente significativa entre rendimento escolar e frequência (assiduidade). Não houve diferença significativa entre rendimento escolar e ocorrências disciplinares. Concluindo, pode-se afirmar que identificar os aspectos relacionados a permanência do aluno em sala de aula e rendimento escolar são ferramentas de suma importância na reflexão das ações correspondentes na gestão escolar. Como trabalhos futuros, sugere-se a definição e implementação de estratégias que, tendo por base o conhecimento adquirido neste estudo, promovam a melhoria do sucesso escolar no Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú não só no curso técnico, como também em nível de graduação. A realidade para cada curso não é necessariamente igual e poderá necessitar de estratégias diferentes para aumentar o sucesso escolar. Por outro lado, outras variáveis explicativas poderão ser consideradas em futuros estudos.Referências
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