Assiduidade e ocorrências disciplinares relacionados aos índices de aprovação de alunos em um curso técnico

Giane Lavarda Melo, Mirta Terezinha Petry, Luciene Kazue Tokura, Bruna de Villa, Leonardo Talavera Campos

Resumo


Uma gestão escolar que permite a adequada aprendizagem do aluno e a analisa com diversos fatores do contexto escolar, como índices assiduidade e ocorrências disciplinares, por exemplo, torna-se importante para uma melhor adequação do projeto pedagógico da instituição e para o sucesso da evolução do aluno em meio acadêmico e na sociedade. Com base nessa afirmação, o presente trabalho teve como objetivo analisar as relações entre o aproveitamento, assiduidade e ocorrências disciplinares dos alunos egressos do curso integrado em Técnico em Agropecuária do IFC, Campus Camboriú, com os aspectos relacionados à permanência do aluno em sala de aula. De cunho quantitativo e de análise documental institucional, os resultados apresentaram relação estatisticamente significativa entre rendimento escolar e frequência (assiduidade). Não houve diferença significativa entre rendimento escolar e ocorrências disciplinares. Concluindo, pode-se afirmar que identificar os aspectos relacionados a permanência do aluno em sala de aula e rendimento escolar são ferramentas de suma importância na reflexão das ações correspondentes na gestão escolar. Como trabalhos futuros, sugere-se a definição e implementação de estratégias que, tendo por base o conhecimento adquirido neste estudo, promovam a melhoria do sucesso escolar no Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú não só no curso técnico, como também em nível de graduação. A realidade para cada curso não é necessariamente igual e poderá necessitar de estratégias diferentes para aumentar o sucesso escolar. Por outro lado, outras variáveis explicativas poderão ser consideradas em futuros estudos.

Palavras-chave


Aprovação. Assiduidade. Ocorrências.

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DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i3.91-100p

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