Assiduidade e ocorrências disciplinares relacionados aos índices de aprovação de alunos em um curso técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i3.91-100p

Palavras-chave:

Aprovação. Assiduidade. Ocorrências.

Resumo

Uma gestão escolar que permite a adequada aprendizagem do aluno e a analisa com diversos fatores do contexto escolar, como índices assiduidade e ocorrências disciplinares, por exemplo, torna-se importante para uma melhor adequação do projeto pedagógico da instituição e para o sucesso da evolução do aluno em meio acadêmico e na sociedade. Com base nessa afirmação, o presente trabalho teve como objetivo analisar as relações entre o aproveitamento, assiduidade e ocorrências disciplinares dos alunos egressos do curso integrado em Técnico em Agropecuária do IFC, Campus Camboriú, com os aspectos relacionados à permanência do aluno em sala de aula. De cunho quantitativo e de análise documental institucional, os resultados apresentaram relação estatisticamente significativa entre rendimento escolar e frequência (assiduidade). Não houve diferença significativa entre rendimento escolar e ocorrências disciplinares. Concluindo, pode-se afirmar que identificar os aspectos relacionados a permanência do aluno em sala de aula e rendimento escolar são ferramentas de suma importância na reflexão das ações correspondentes na gestão escolar. Como trabalhos futuros, sugere-se a definição e implementação de estratégias que, tendo por base o conhecimento adquirido neste estudo, promovam a melhoria do sucesso escolar no Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú não só no curso técnico, como também em nível de graduação. A realidade para cada curso não é necessariamente igual e poderá necessitar de estratégias diferentes para aumentar o sucesso escolar. Por outro lado, outras variáveis explicativas poderão ser consideradas em futuros estudos.

Biografia do Autor

Giane Lavarda Melo, Instituto Federal do Catarinense - IFC, Campus Camboriú

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área de Engenharia Rural 

Mirta Terezinha Petry, Universidade Federal de Santa Maria

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, na área de Engenharia de Água e Solo

Luciene Kazue Tokura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura, na área de Física do solo

Bruna de Villa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, na área de Engenharia de Água e Solo

Leonardo Talavera Campos, Instituto Federal do Catarinense - IFC, Campus Camboriú

Professor doutor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área de Estatística

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

MELO, Giane Lavarda; PETRY, Mirta Terezinha; TOKURA, Luciene Kazue; VILLA, Bruna de; CAMPOS, Leonardo Talavera. Assiduidade e ocorrências disciplinares relacionados aos índices de aprovação de alunos em um curso técnico. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 3, p. 91–100, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v6.i3.91-100p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1206. Acesso em: 15 maio. 2025.

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Artigo Científico

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