Educação Ambiental na Educação Profissional: uma análise dos Planos de Curso dos cursos técnicos do Senai Araguaína – TO
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i2.113-126pPalavras-chave:
Educação Profissional. Ensino Técnico. Metodologia Senai.Resumo
Analisar a Educação Ambiental, principalmente nos espaços escolares, é garantir o entendimento da sua essência e da sua importância para a sociedade, tendo em vista a preservação e a conservação dos recursos naturais, objetivando a construção de uma mentalidade que prime pela sustentabilidade e que pela qual o sujeito se veja responsável pelas causas ambientais. Nesse sentido, a Educação Ambiental se torna um meio imprescindível para isso, pois aliá-la à Educação Profissional se faz necessário, a fim de formar pessoas críticas e preocupadas com o meio ambiente em que vivem e de romper com fatores históricos que ligam a educação técnica apenas à formação de mão de obra. Logo, o presente artigo aborda a realização de uma pesquisa documental do tipo exploratória que busca identificar como é tratada a temática da Educação Ambiental nos Planos de Curso dos cursos técnicos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Departamento Regional do Tocantins, na cidade de Araguaína – TO, especificamente nas unidades de ensino. Como resultado, pode-se constatar que, dos nove cursos em andamento na cidade, apenas quatro tinham unidade específica sobre a temática, e os outros tratavam o tema de forma interdisciplinar. Assim, compreende-se que a Educação Profissional vem, aos poucos, superando o pensamento assistencialista que outrora assumia para as classes populares e se transformando em perspectiva humanista que forma educandos com senso crítico e competências para a vida e para o trabalho, sempre buscando um desenvolvimento integral e humano, não podendo tal fato ser dissociado das práticas ambientais responsáveis.Referências
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