Educação Ambiental na Educação Profissional: uma análise dos Planos de Curso dos cursos técnicos do Senai Araguaína – TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i2.113-126p

Palavras-chave:

Educação Profissional. Ensino Técnico. Metodologia Senai.

Resumo

Analisar a Educação Ambiental, principalmente nos espaços escolares, é garantir o entendimento da sua essência e da sua importância para a sociedade, tendo em vista a preservação e a conservação dos recursos naturais, objetivando a construção de uma mentalidade que prime pela sustentabilidade e que pela qual o sujeito se veja responsável pelas causas ambientais. Nesse sentido, a Educação Ambiental se torna um meio imprescindível para isso, pois aliá-la à Educação Profissional se faz necessário, a fim de formar pessoas críticas e preocupadas com o meio ambiente em que vivem e de romper com fatores históricos que ligam a educação técnica apenas à formação de mão de obra. Logo, o presente artigo aborda a realização de uma pesquisa documental do tipo exploratória que busca identificar como é tratada a temática da Educação Ambiental nos Planos de Curso dos cursos técnicos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Departamento Regional do Tocantins, na cidade de Araguaína – TO, especificamente nas unidades de ensino. Como resultado, pode-se constatar que, dos nove cursos em andamento na cidade, apenas quatro tinham unidade específica sobre a temática, e os outros tratavam o tema de forma interdisciplinar. Assim, compreende-se que a Educação Profissional vem, aos poucos, superando o pensamento assistencialista que outrora assumia para as classes populares e se transformando em perspectiva humanista que forma educandos com senso crítico e competências para a vida e para o trabalho, sempre buscando um desenvolvimento integral e humano, não podendo tal fato ser dissociado das práticas ambientais responsáveis.

Biografia do Autor

WESLEI RIBEIRO FURTADO, INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS - IFTO

Acadêmico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Docente em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Campus Araguaína, do Instituto Federal do Tocantins – IFTO.

SARA JOSÉ SOARES, Instituto Federal do Tocantins – IFTO

Pedagoga com habilitação em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental-Administração Educacional - UFT (2005). Mestre em Educação - UFSM (2015). Especialista em Planejamento e Docência para o Ensino Superior - FAIARA (2007) e em PROEJA - IFTO (2010). Técnica em Assuntos Educacionais do IFTO no Campus Colinas do Tocantins (2015-2016 e 2017-atual), no Campus Araguaína (2016-2017) e na Reitoria (2010-2015). Gerente de Ensino do Campus Dianópolis do IFTO (2013-2015). Coordenadora de tutoria da Rede E-tec no IFTO (2012-2013)). Tutora do Curso Disseminadores de Educação Fiscal - ESAF (2008-2011). Apoio pedagógico à coordenação do PROEJA-Agroindústria/Informática, no IFTO Campus Araguatins (2010). Técnica de Acompanhamento Escolar (2007-2009) e Pedagoga do Currículo (2009), na Diretoria Regional de Ensino de Araguatins/SEDUC-TO. Experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: PROEJA, educação profissional, linguagem, metodologia de ensino, avaliação, currículo, gestão educacional, diversidade, saberes e identidade profissional e formação de professores.

VANGELA AZEVEDO DOS SANTOS, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Com graduação em Licenciatura em Ciências-Matemática pela Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína, da Universidade Federal do Tocantins - UFT (2011) é Especialista em Formação Docente em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Campus Araguaína, pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2021). Atualmente está cursando o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Campus Araguaína, da Universidade Federal do Tocantins - UFT, membra do Grupo de Estudos e de Pesquisa em Sistemas Socioculturais de Educação Matemática (SISMAT) e é servidora pública estadual vinculada ao Instituto Natureza do Tocantins - NATURATINS, no cargo de Fiscal Ambiental, atuando no desenvolvimento de ações em relação a Educação ambiental e coerção contra crimes ambientais. Tem experiência na área de ensino de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: Matemática e Educação Ambiental; Formação do Professor que Ensina Matemática; Matemática Básica e Interdisciplinaridade; Prática Docente e Saberes Docentes.

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Publicado

2022-04-07

Como Citar

FURTADO, WESLEI RIBEIRO; SOARES, SARA JOSÉ; DOS SANTOS, VANGELA AZEVEDO. Educação Ambiental na Educação Profissional: uma análise dos Planos de Curso dos cursos técnicos do Senai Araguaína – TO. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 2, p. 113–126, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v6.i2.113-126p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1123. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico

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