Visualização analógica da ventilação natural na mesa d´água: Avaliação do desempenho de traçadores por injeção direta
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.35-46pPalavras-chave:
Mesa d’água. Traçador. Ventilação natural.Resumo
A mesa d’água é um equipamento hidráulico utilizado para visualizações analógicas da ventilação natural em edificações de forma simplificada e didática. Contudo, é necessário um maior conhecimento sobre seu funcionamento e a influência de diversos parâmetros na visualização do fluxo de ar. Diante disso, o objetivo deste artigo é avaliar o desempenho de diferentes traçadores por injeção direta. Foram escolhidos três traçadores seguindo critérios ambientais. Posteriormente, diferentes concentrações destes materiais foram ensaiadas em uma única frequência (20Hz), a fim de se avaliar o padrão do fluxo de ar em relação à literatura especializada e o contraste para melhor visualização do fenômeno analisado. Após esses primeiros resultados, o traçador selecionado foi submetido a testes de velocidade, utilizando um cubo de isopor, variando a concentração e mantendo a mesma frequência. Por fim, utilizando o traçador e a concentração selecionados foram realizados testes de visualização em diferentes frequências. Os resultados apresentam desempenho suficiente dos três traçadores, em relação à visualização do fenômeno; é apresentado um desempenho “ótimo” na concentração de 200ml; e é observado que o aumento da concentração do traçador, assim como o aumento da frequência, ocasiona padrões de fluxo mais instáveis, com maiores formações de vórtices e recirculações internas, o que pode dificultar a leitura do fenômeno.Downloads
Métricas
Referências
ALLOCCA, C.; CHEN, Q.; GLICKSMAN, L. R. Design analysis of single-sided natural ventilation. Energy and Buildings, v. 35, n. 8, p. 785-795, 2003.
BITTENCOURT, L.; CÂNDIDO, C. Introdução à Ventilação Natural. 3. ed. Maceió: EdUFAL, 2008. p. 163.
CALAUTIT, J. K.; HUGHES, B. R. Wind tunnel and CFD study of the natural ventilation performance ofa commercial multi-directional wind tower. Building and Environment, v. 80, p. 71-83, 2014.
GIVONI, B. Man, Climate, and Architecture, 1976.
LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência Energética na Arquitetura. 3. ed. São Paulo: PW, 2014.
MERZKIRCH, W. Flow visualization. Second Edi ed. 2011.
MOULIN, C. C. L. Consumo de animais: o despertar ca consciência. p. 203-234, 2009.
OMRANI, S. et al. Natural ventilation in multi-storey buildings: Design process and review of evaluation tools. Building and Environment, v. 116, p. 182-194, 2017.
PACHECO, G. F. E.; SAAD, F. M. O. B.; TREVIZAN, L. Aspectos éticos no uso de animais de produção em experimentação científica. Acta Veterinaria Brasilica, v. 6, n. 4, p. 260-266, 2012.
PEREIRA, F. O. R.; TOLEDO, A. M. Visualização analógica da ventilação natural pela ação do vento em edifícios residenciais na mesa d’água, 2004.
PEREIRA, F. O. R.; TOLEDO, A. M. Natural ventilation due to wind action: practice knowledge against experi- mental airflow visualization. Building, n. May, p. 1009-1014, 2005.
ROSSI, M. M. et al. A mesa d’água como ferramenta de apoio para a caracterização de um modelo genérico a ser ensaiado em túnel de vento. p. 70-80, 2019.
TOLEDO, A.; PEREIRA, F. Potencial da Mesa D’água para a visualização Analógica da Ventilação Natural em Edifícios. In.: ENCONTRO NACIONAL DO CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., 2003, Curitiba. Anais [...] Curitiba: ANTAC, 2003. P. 1383-1390.
XAVIER, A. C. DE A. et al. Visualização da ventilação natural em ensaios na mesa d’água comparado a simulações computacionais. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. e020020-1, p. 1-16, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Isabel Pedrosa Custódio, Alessandra Rodrigues Prata Shimomura, Marieli Azoia Lukiantchuki

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.














