Análises de parâmetros físico-químicos de bebedouros de duas instituições de ensino da cidade de Salgueiro-PE
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i1.47-55pPalavras-chave:
Análises rápidas, Padrões de potabilidade, Potabilidade da água.Resumo
Os parâmetros físico-químicos podem fornecer informações importantes sobre a condição da água que está sendo fornecida ao público, disso parte a importância do constante monitoramento dessas águas por meio de análises. O presente trabalho objetivou caracterizar físico-quimicamente águas de quatro bebedouros de instituições de ensino do município de Salgueiro – PE, tendo como padrões as legislações que tratam da potabilidade da água e estudos presentes na literatura. Para a determinação dos parâmetros físico-químicos: alcalinidade total (mg/L de CaCO3); dureza total (mg/L de CaCO3); pH; amônia (mg/L de NH3); nitritos (mg/L de NO2); e oxigênio dissolvido (mg/L de O2), foi utilizado um kit de análises rápidas. Os procedimentos adotados para a coleta, armazenamento e transporte das amostras de água foram feitos de acordo com o Manual de Controle da Qualidade da Água Para Técnicos que Trabalham em ETAs. Um teste que mais se aproximou do limite nas amostras analisadas foi o oxigênio dissolvido, em que duas amostras apresentaram os valores de 5,8 e 5,7 mg/L, sendo o valor recomendado de 6,0 mg/L. Porém, ao considerar o desvio padrão esses valores estão dentro do que é recomendado. Levando-se em conta os padrões de potabilidade analisados nesta pesquisa, as águas dos quatro bebedouros analisadas podem ser consideradas adequadas para o consumo humano.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francisco das Chagas de Sousa, Gabriela Cavalcanti Concerva, Maria Inácio da Silva, Jânio Eduardo de Araújo Alves, Gislaine Ribeiro da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.














