Recursos tecnológicos: o uso do e-book como produto educacional
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i3.77-85pPalavras-chave:
E-book. Educação. Produto educacional. Recursos tecnológicos.Resumo
Este artigo aborda o uso de e-books como recursos tecnológicos no contexto educacional, destacando seu potencial para apoiar o desenvolvimento dos alunos. O objetivo é compreender como o e-book pode ser utilizado como produto educacional, baseando-se em teorias pedagógicas e demandas do mercado educacional atual, com ênfase na perspectiva dos autores brasileiros. Para isso, o artigo discute a evolução dos métodos de aprendizagem, define recursos tecnológicos e analisa a utilidade dos e-books no ensino. Os resultados mostraram que seu uso como recurso de desenvolvimento educacional se mostra relevante para o progresso dos alunos em sala de aula. A possibilidade de acesso a uma grande variedade de conteúdos de maneira prática e dinâmica, além do estímulo ao hábito da leitura e da pesquisa, são aspectos que contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes.Downloads
Métricas
Referências
BRITO, J. N.; SABARIZ, A. L. R. Elaboração e Gestão de Projetos Educacionais. São João Del Rei, MG: UFSJ, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MAYER, R. J. Multimedia learning: 20 years of research and theory. New York: Cambridge University Press, 2019.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando Com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. 3. ed. São Paulo: Vozes, 2017.
RUIZ, L. et al. Producción de materiales de comunicación y educación popular. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Departamento de Publicaciones de la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires, 2014. ISBN 978-987-3810-04-6.
SANTOS, A. I. dos. Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 27. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]. Tradução: Ernani F. da F. Rosa; revisão técnica: Nalú Farenzena. Porto Alegre: Penso, 2014.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2021.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.